Sábado, 27.4.2024

Lançado o concurso da empreitada de interligação da nova variante à Avenida de S. Mateus, no Bunheiro

A intervenção, orçada em cerca de 286 mil euros, contempla a construção de 3 rotundas: uma na Rua da Igreja, junto à saída da referida variante, outra na confluência da Rua da Igreja com a Travessa do Porto Pequeno e uma terceira na confluência da Travessa do Porto Pequeno com a Avenida de S. Mateus, no chamado “cruzamento do Lopes”. Contempla ainda, a requalificação da Rua da Igreja, entre a rotunda do cruzeiro e a Travessa do Porto Pequeno e da própria Travessa do Porto Pequeno, com criação de rede de águas pluviais, infraestruturas elétricas e passeios. Também será acautelada a construção de rede de saneamento, por parte da AdRA, na área de intervenção.

No âmbito da empreitada, será executada a ampliação da baia de estacionamento para norte do Largo da Junta de Freguesia, em coerência com a solução já implementada nesta zona, e efetuada a ligação, de caráter pedonal e ciclável, entre o Largo, referido, e a rotunda a construir na extremidade sul da variante.

Dada a centralidade da intervenção, o projeto revela preocupações no sentido de conferir à área a beneficiar a imagem de urbanidade que a mesma merece, não esquecendo a função principal da obra, que se concentra na necessidade de se criar as condições adequadas, do ponto de vista de segurança rodoviária, para o trânsito de veículos de maiores dimensões que optem por utilizar a respetiva variante, libertando a zona central da freguesia desse tipo de tráfego.

Com a conclusão desta intervenção ficarão criadas as condições para se reavaliar a solução de mobilidade atualmente existente na área central do Bunheiro, conferindo a essa, eventualmente, características que promovam a melhoria dos espaços pedonais, dos espaços de usufruição pública e da utilização dos modos suaves de mobilidade.

(Entroncamento da variante com a Rua da Igreja)

(Entroncamento da Travessa do Porto Pequeno com a Rua da Igreja)

(Cruzamento "do Lopes")