Sábado, 11.5.2024

Monumento de Nossa Senhora da Conceição

Em acordo estabelecido com a Paróquia do Bunheiro, a Junta de Freguesia assumiu os custos da reparação da imagem de mármore branco, que se encontrava danificada pela queda ocorrida no dia atrás referido, bem como do respectivo pedestal de pedra de granito.

O dia 4 de Outubro, dia da festa de Nossa Senhora do Rosário, foi o dia escolhido pela Paróquia para nele se proceder à bênção e descerramento da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Assim, no final da Eucaristia, a procissão que tendo saído da Igreja Matriz e percorreu as ruas habituais, veio até ao monumento, tendo na ocasião o Pároco – P. Filipe Coelho, procedido à bênção da imagem.

Não tendo sido possível descerrar a imagem na altura, devido a um imprevisto pormenor técnico, esta foi minutos mais tarde posta a descoberto por dois elementos do executivo da Junta de Freguesia, que para tal se tiveram de munir de uma escada.

A imagem da “Santa” voltou assim, finalmente, ao lugar onde fora colocada em 1954, no dia de Cristo-Rei, monumento que afirma e confirma a crença forte e generosa deste bom povo do Bunheiro. Na altura, a imagem foi custeada por subscrição pública entre os católicos da Freguesia, tendo o pedestal sido pago pela Junta de Freguesia do Bunheiro.