Terça-Feira, 30.4.2024

Espectáculo Musical “Na rota dos ventos”

Na Rota dos Ventos” é uma proposta de espectáculo influenciado pelo conceito criado na edição do CD com o mesmo nome, editado pela Orquestra Típica de Águeda em 2005.

Esta orquestra com cerca de 35 instrumentistas e 20 coralistas transporta consigo os instrumentos musicais, as cantigas e o trajar das gentes de Águeda, de tempos passados.

O Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” aceitou o desafio da Orquestra Típica de Águeda, constituiu uma parceria e, em conjunto, montaram um espectáculo musical muito interessante.

Das Rusgas e Viras na Nortada, ao trinar das cordas dos bandolins no balanço do Vento do Mar… Da nostalgia e devoção no Vento Levante, até as Romarias no Vento Suão…, tudo passou pelo palco.

No decorrer do espectáculo, o público foi levado numa viagem, não só pelas melodias interpretadas como também através da projecção de imagens que fizeram o enquadramento das sonoridades nas paisagens das zonas retratadas, tornando esta representação num verdadeiro postal ilustrado da região de Aveiro, da sua cultura e das suas gentes.

Com emoção, reviveram-se melodias, danças e tradições que constituem a identidade colectiva dos povos de Águeda e da Murtosa, com registos riquíssimos, em termos da etnografia destas terras.

Depois de Ílhavo, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, foi a vez da Murtosa a receber o espectáculo “Na Rota dos Ventos”, da Orquestra Típica de Águeda (OTA), apoiado pelo projecto PAPERA 2012, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Segue-se Anadia.

Só foi possível a realização desta parceria com “Os Camponeses”  para promoção deste espectáculo em terras murtoseiras, graças à prestimosa colaboração prestada pelo Grupo Musical Bunheirense, pela Associação Cultural Bunheirense, pela Junta de Freguesia do Bunheiro e pela Câmara Municipal da Murtosa.