.:: Junta de Freguesia de Moimenta da Beira ::.
Terça-Feira, 21.5.2024

Faleceu Amadeu Baptista Ferro

Um democrata. Coração bom. Homem impoluto, generoso, de lutas por causas nobres. Um amigo de Moimenta, fiel, franco, leal. Amadeu Baptista Ferro morreu hoje aos 96 anos. O corpo estará em câmara ardente no salão nobre do quartel dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, uma das muitas instituições que dirigiu, empreendeu e a que devotou o seu melhor. Intelectual, de pena fácil, escreveu nacos de prosa deliciosos no "Correio Beirão", jornal de que foi fundador e director. Admirador do homem e da obra de Aquilino Ribeiro, que conheceu pessoalmente, travou nos anos 60 uma luta intensa com o antigo regime para que uma biblioteca em Moimenta da Beira tivesse o nome do escritor. O desejo seria cumprido, mas mais de 30 anos depois. "O Dr. Ferro foi uma das figuras cimeiras e de maior prestígio do século XX", testemunha o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. José Eduardo Ferreira diz ainda que "Moimenta perdeu um dos seus homens melhores, um dos seus mais respeitados". Sublinha-se aqui ainda o testemunho de João Ferro, filho de Baptista Ferro, que recorda a acção do pai, que tanto incomodou o antigo regime, "em áreas como: o Externato Infante D. Henrique (professor e co-proprietário); os Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira (Presidente da Direcção); o Jornal Correio Beirão (Redactor e Director); o Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira (Presidente da Direcção); Festas de S. João (Presidente da Comissão de Festas; Concurso Pecuário de Moimenta da Beira (organizador na qualidade de Médico Veterinário); Comissão em prol da biblioteca-museu Aquilino Ribeiro e do monumento ao escritor; etc., etc., etc". Moimenta está de luto.
O funeral de Amadeu Baptista Ferro, que faleceu hoje aos 96 anos, realiza-se amanhã, terça-feira, 19 de Março, às 16h30. O corpo sairá do salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, onde está em câmara ardente desde o meio-dia, para a igreja matriz, sendo sepultado no cemitério da vila, que tanto amou. Baptista Ferro nasceu em Tavira (Algarve) no 19 de Setembro de 1916, mas residia em Moimenta da Beira desde meados da década de 1940. Foi médico veterinário municipal durante dezenas de anos, mas estendia a sua actividade profissional por vários concelhos do Douro Sul, quantas vezes de forma graciosa. Fonte:CMMB

Brasão da Junta de Freguesia
Gabinete de Inserção Profissional (GIP)
Logo da Freguesia de