Segunda-Feira, 06.5.2024

Murtosa é o concelho de Portugal com maior percentagem de utilização da bicicleta como meio de transporte

No ranking nacional de freguesias, o pódio é ocupado por 3 freguesias do Concelho da Murtosa. A Murtosa lidera com uma taxa de utilização de 24,3%, seguida do Monte com 22,5% e, em terceiro lugar, a nossa Freguesia do Bunheiro com 20,8%.

Refira-se que este indicador reflete apenas a utilização da bicicleta com meio de transporte e mobilidade, na população em idade ativa, não englobando a população idosa, que, como é conhecido, utiliza a bicicleta, de forma esmagadora, nas suas deslocações.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), 16,9% dos inquiridos do Concelho da Murtosa responderam ser a bicicleta o principal meio de transporte por si utilizado para irem de casa para o trabalho ou para o local de estudo.

No indicador “população residente que vive a maior parte do ano no alojamento e que trabalha ou estuda, segundo o principal meio de transporte que habitualmente utiliza no trajeto de casa/local de trabalho ou estudo “, a Murtosa lidera, de forma destacada, com uma percentagem de 16,9%, seguida de Ílhavo com 9,7% e de Estarreja com 6,8%. Aliás, o Baixo Vouga é líder da tabela de sub-regiões, com uma média de 3,9%. A média nacional fica-se pelos 0,5%, enquanto que a média da região centro se cifra nos 1,3%.

O Município da Murtosa, através do projeto “Murtosa Ciclável” tem vindo a apostar fortemente na promoção da mobilidade ciclável, como desígnio estratégico de desenvolvimento, assente em dois vetores fundamentais: por um lado a valorização da bicicleta como meios de transporte, amigo do ambiente, da saúde e da economia, e, por outro lado, como veículo privilegiado para a descoberta do património ambiental e cultural.

Para além de ações de promoção do uso da bicicleta, nas quais as associações locais têm sido parceiros fundamentais, a Autarquia tem vindo a implementar, paulatinamente, uma rede de vias cicláveis urbanas e uma rede de vias de fruição, incrementando as condições de segurança e comodidade dos utilizadores da bicicleta.