.:: Junta de Freguesia de Paco de Sousa - Penafiel ::.
Domingo, 05.5.2024

Programa OTL
Car@s Jovens,

Foi publicada a Portaria nº 205/2013 de 19 de Junho que aprova o regulamento do novo Programa OTL- Ocupação de Tempos Livres, a qual anexamos.
Neste sentido, o programa prevê a realização de projectos nas modalidades de: Curta Duração e Longa Duração.

Curta Duração:

Promotores:

· Jovens Monitores, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que serão os responsáveis pela realização dos projectos;
· Entidades, as previstas na alínea b), nº 1, do artigo 8º da portaria 205/2013;
· Jovens participantes, jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos;

Qualquer que seja o promotor de um projecto OTL - Curta Duração, é sempre um JOVEM MONITOR o responsável pela realização/desenvolvimento do projecto com e para os jovens participantes. Neste sentido, deverá ter formação específica na área do projecto que realiza,  orienta e coordena.

As candidaturas a apresentar ao Programa OTL - Curta Duração podem ter duas vertentes: intervenção sociocultural e técnica - científica.

Cada projecto tem a duração mínima de 5 dias e máxima de 10 dias, um número mínimo de 10 e máximo de 15 jovens participantes e o período de ocupação diária dos jovens não pode ser superior a 5 horas.

O Jovem Monitor receberá uma bolsa horária de 2,00€ x nº horas x número de participantes, tendo direito ainda a seguro de acidentes pessoais e a certificado de realização do projecto.

Os Jovens participantes, não têm direito a bolsa, têm direito a seguro de acidentes pessoais e certificado de participação.

As candidaturas dos promotores, embora já disponíveis no portal da juventude: http://juventude.gov.pt/Eventos/TurismoTemposLivres/Paginas/Programa-OTL-abrecandidaturas-para-promotores.aspx ,decorrerão até ao dia 11 de Julho de 2013, sendo privilegiados os projectos apresentados nas áreas de Desporto, Associativismo e Cidadania.

Longa Duração:

Os projectos de Longa Duração têm uma duração mínima de 264 horas e máxima de 396 horas, cujo período de ocupação diária dos jovens não pode ser inferior a três horas ou superior a seis horas.

Promotores:

· Jovem Dinamizador, com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, que será o autor do projectos e o responsável pelo seu desenvolvimento, concepção, execução e avaliação;
· Entidades, as previstas na alínea b), nº 1, do artigo 8º, e entidades com fins lucrativos, desde que prossigam objectivos do programa e dentro das áreas de intervenção.

Nesta modalidade não há jovens participantes e o Jovem dinamizador, em parceria com uma entidade, é autor do seu próprio projecto, ganhando assim experiência de trabalho e competências profissionais nas áreas do seu interesse.

O Jovem dinamizador tem direito a uma bolsa horária no valor de 2,00€ x nº horas de projecto.

As candidaturas ao Programa OTL - Longa Duração poderão ser apresentadas até Novembro 2013 e até 30 dias úteis antes do seu início.

As inscrições dos jovens participantes irão decorrer de 18 a 24 de Julho para os projectos com início a 29 de Julho ou até 5 dias antes do início de cada projecto.
Dia da Defesa Nacional
A comparência ao Dia da Defesa Nacional é obrigatória. Consulta o edital de convocação.
Descrição de Serviços
Os seguintes serviços estão disponíveis na Secretaria da Junta de Freguesia:
Junta de Freguesia de Paco de Sousa - Penafiel © 2009 Todos os Direitos Reservados