Quinta-Feira, 02.5.2024

As nossas ruas viram passar as pasteleiras
A iniciativa, que juntou cerca de duas centenas de participantes, foi organizada, uma vez mais, pela Associação Cultural e Desportiva do Monte e contou, com o apoio da Câmara Municipal que, para além de garantir o seguro a todos os participantes, cedeu uma série de materiais indispensáveis à logística do encontro, como barracas, suportes de bicicletas, barreiras, entre outros.

A concentração teve lugar, pelas 9h, junto ao salão paroquial do Monte, de onde as “pasteleiras” partiram para um passeio pelas ruas do Concelho, com paragens na Casa-Museu Custódio Prato e na Praça de Pardelhas. Depois do repasto, teve lugar a entrega de prémios.
Alguns dos prémios, os relativos aos trajes, foram atribuídos a elementos desta Freguesia do Bunheiro, que mais uma vez fizeram juz à tradição.
Tratou-se de mais uma excelente iniciativa de promoção da bicicleta, desta feita no domínio das chamadas “pasteleiras”, que, na Murtosa assumiram e ainda assumem, uma grande expressão em termos de utilização. O gosto pela manutenção e restauro de bicicletas antigas tem tido, nos últimos anos, um grande incremento, até em termos económicos. Para isso muito têm contribuído iniciativas como o passeio de bicicletas antigas do Monte-Murtosa, que já se tornou num dos mais importantes encontros nacionais da especialidade.

Total: 1511988