Domingo, 28.4.2024

Semana do Emigrante

A “Semana do Emigrante” congrega um vasto e diversificado conjunto de iniciativas, que decorrerão em vários espaços públicos do Concelho, que visam exaltar as vertentes histórica, etnográfica, religiosa, artística e gastronómica da Terra Marinhoa.

O programa inicia-se no sábado, dia 27 de julho, com a realização do Festival de Folclore da Beira-Ria, organizado pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria”. A partir das 22h, no largo da Junta de Freguesia, atuarão, para além do grupo anfitrião, o Rancho Folclórico da Fajarda, de Coruche, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos, de Abrantes, o Rancho Etnográfico de Santa Maria de Negrelos, de Santo Tirso, e o Rancho Típico de S. Mamede de Infesta.

No dia 28 de julho, a cultura e a etnografia Murtoseiras estarão em destaque com a apresentação pública do CD, gravado pelo Rancho Folclórico “As Andorinhas de S. Silvestre”, que reúne um conjunto de músicas tradicionais Murtoseiras, recolhidas pelo grupo. A sessão de apresentação do disco realizar-se-á no Salão Nobre dos Paços do Município da Murtosa, pelas 21.30h, e contempla a atuação do rancho Bunheirense, que interpretará algumas músicas incluídas no trabalho.

Na quarta-feira, dia 31 de Julho, o Salão Nobre dos Paços do Município acolherá a projecção de um documentário, que revela, na primeira pessoa, a história de vida do Sr. José Tróia, um emigrante, de 92 anos, que trilhou, ao longo da sua vida, um percurso admirável e singular, que passou pelos Estados Unidos, Brasil e França. A história do Sr. José Tróia, contada pelo próprio, representa um retrato vivo e comovente da diáspora Murtoseira, que importa dar a conhecer, em particular às novas gerações. Depois da projecção do documentário, seguir-se-á um espaço informal de conversa e debate sobre a temática da emigração.

Para a quinta-feira, dia 1 de Agosto, pelas 21.30h, está programada a abertura de uma grande exposição, na Galeria Municipal da Murtosa, na Torreira, que reunirá trabalhos de todos os artesãos e de todos os jovens artistas que mostraram os seus trabalhos, ao longo dos últimos meses, no Museu Etnográfico e no Arquivo Municipal.

Na sexta-feira, dia 2 de Agosto, terá lugar o lançamento do livro “Entre o Olhar e a Alma”, que reúne textos de Francisco Rito e fotografias de Carlos Figueiredo. A obra, que resulta de um desafio lançado, aos autores, pela Câmara Municipal, tem como inspiração as gentes e os lugares da terra marinhoa. A apresentação está marcada para as 21.30h, na Sala de Espetáculos da Junta de Freguesia da Murtosa (Casa dos Escuteiros).

O programa de fim de semana inicia-se, no sábado, às 18.30h, com a missa de ação de graças na Igreja Matriz da Murtosa, seguindo-se uma noite de animação, no renovado Cais do Bico, com tasquinhas de comes e bebes, dinamizadas pelas associações locais e com a atuação do conhecido grupo musical “Broa de Mel”

No domingo, dia 4, pelas 10h, no Cais do Bico, está marcada a abertura do mercado tradicional e das tasquinhas de comes-e-bebes. Um dos momentos altos do programa será a Regata de Moliceiros, que se iniciará por volta das 15h, seguindo-se a atuação do grupo popular “Nova União”.

Incluído no programa de celebrações está, igualmente, o já tradicional passeio cicloturístico dos emigrantes Murtoseiros, que percorrerá as ruas do Concelho no dia 17 de agosto.