Sexta-Feira, 26.4.2024

3º Cortejo Etnográfico - A gratidão dos Camponeses da Beira Ria

Com o objectivo de agradecer aos participantes no evento e de lhes proporcionar a visualização das fotografias e do filme do 3º Cortejo Etnográfico, o grupo organizador ofereceu-lhes um almoço.

O mesmo teve lugar no passado dia 15 de Novembro, no salão da Junta de Freguesia, tendo nele participado cerca de 250 pessoas, de todos os escalões ectários.

Não há dúvida de que apesar da ideia de realização do cortejo ter sido do rancho, bem como a sua idealização, organização e direcção, o facto é que o mesmo só foi possível com a colaboração de muita gente anónima, a quase totalidade desta nossa Freguesia do Bunheiro. Esta foi a tónica da intervenção do Presidente da Direcção - Dr. António mador.

Defendendo a mesma ideia, o Presidente da Junta - Engº Daniel Bastos congratulou-se com a realização do 3º Cortejo Etnográfico e enfatizou a grande dinâmica mobilizadora implementada pelos "Camponeses da Beira-Ria", que conseguiram congregar muita gente a participar no evento, uns como actores e outros como figurantes.

No uso da palavra o sr. Presidente da Câmara - Dr. Santos Sousa, elogiou o trabalho desenvolvido pelo rancho e, no tocante a este evento, enalteceu a capacidade de mobilização demostrada e referiu que sempre que se verificam gestos de colaboração da população para com as instituições ou poder local, se conseguem fazer coisas bonitas, que engrandecem e dão bom nome à nossa terra.

As diversas fotografias do Cortejo foram sendo projectadas durante o almoço tendo, no final do mesmo, sido projectado o filme alusivo ao mesmo. Ambos estes trabalhos (fotografia e vídeo) foram realizados pelo fotógrafo José Brandão.

Os sinais de entusiasmo e contentamento manifestado pelos convivas são ânimo para futuras realizações.