Segunda-Feira, 29.4.2024

COLECÇÃO DE ENCADERNAÇÕES COM DIÁRIOS DA REPÚBLICA

Foi oferecida, à Junta de Freguesia do Bunheiro, uma coleção de encadernações com Diários da República, a qual vai ser inserida na Biblioteca D. Júlio Tavares Rebimbas.

O espólio de Diários da República encadernados, que foram do extinto Governo Civil de Aveiro, tinha sido oferecido, em tempos, a esta Junta de Freguesia, a qual, de imediato, demonstrou abertura para a sua receção.

O processo de cedência correu os trâmites legais, tendo agora sido feita a entrega deste legado.

Como já se referiu, trata-se de uma coleção de Diários da República, devidamente encadernados, constituída por cerca de 500 volumes, que contém as publicações das I e II Séries, do período compreendido entre 1976 a 2002.

Em termos práticos, estas publicações impressas hoje têm um reduzido interesse, pois os seus conteúdos estão acessíveis ao público através do site http://www.dre.pt/. Todavia, em termos patrimoniais, os Diários da República encadernados encerram em si um valor significativo, avaliado sobretudo pela qualidade dos materiais usados na encadernação.

Para se fazer uma ideia do valor material/patrimonial em causa, a encadernação de um volume, em tecido, custa entre € 35,00 e € 40,00, aumentando para perto de € 50,00 se levar lombada em pele.

Foi pois pensando no aumento do nosso valor patrimonial que a Junta de Freguesia do Bunheiro, em devido tempo, deliberou aceitar receber esta doação, a qual agora se consumou.