.:: Junta de Freguesia de Moimenta da Beira ::.
Sábado, 04.5.2024

Queima do Velho volta na noite de fim-de-ano
Queima do Velho volta na noite de fim-de-ano "Traga o espumante, o bolo-rei e roupa velha vestida do avesso". O repto é da organização da "Queima do Velho", que este ano volta a realizar-se em Moimenta da Beira na derradeira noite do ano que está a findar. A tradição popular cumpre-se novamente!
O programa tem marcada a concentração para as 22h30, no Largo da Portelinha, no Arrabalde, e a saída do velho e do grupo de concertinas que o acompanha, meia hora depois. O povo junta-se engrossando o cortejo, que incorpora também homens que carregam luminárias a arder, um falso padre e muitas carpideiras que gritam em altos brados a 'morte' do velho.
O percurso atravessa as principais ruas da vila e demora 45 minutos até chegar ao Largo da Fonte de S. João, onde decorrerá todo o ritual, que se inicia quando da torre da igreja matriz se ouvem as doze badaladas. É então que se lança fogo ao velho e se dá as boas vindas ao ano novo.

Brasão da Junta de Freguesia
Gabinete de Inserção Profissional (GIP)
Logo da Freguesia de
São João Baptista