Domingo, 05.5.2024

Exposição de Jovem artesão bunheirense Armando Godinho

Hoje, 4 de janeiro, pelas 15h, no Museu Etnográfico da Murtosa, foi inaugurada uma exposição de miniaturas de embarcações do artesão Armando Godinho de 31 anos, natural e residente no Bunheiro. É a primeira exposição do ano de 2014 e a décima quinta de um ciclo de exposições temporárias, subordinadas à temática do artesanato, organizadas pela Câmara Municipal, a ter lugar naquele espaço museológico, desde 2012.

O engº Januário Cunha na qualidade de vice-presidente da CMM abriu a exposição felicitando o artesão Armando Godinho. Agradeceu também a presença das entidades, dirigentes e amigos que aceitaram o convite para estarem presentes referindo que, com muito gosto apresentava o mais jovem artesão no âmbito de miniaturas de embarcações a expor no Museu Etnográfico da Murtosa.

O ARTESÃO

Armando Godinho nasceu a 24 de Novembro de 1982, na Freguesia do Bunheiro, Concelho da Murtosa, onde reside actualmente, com os pais e mais 4 irmãos.

Aos 15 anos decidiu deixar a escola para trabalhar na carpintaria do seu pai, actividade que continua a exercer.

Desde os tempos da escola que revelou uma especial apetência para os trabalhos manuais em madeira, tendo começado aí o seu gosto pela construção de miniaturas de embarcações tradicionais. Com a ajuda do pai, a sua técnica foi-se apurando e desde então, não parou de construir estas pequenas maravilhas.

Esta exposição, feita a convite da Câmara Municipal da Murtosa, permitirá que o seu trabalho, até agora conhecido apenas pela sua família e por um grupo restrito de amigos, chegue ao conhecimento de um público alargado.

Texto extraído da página do Município da Murtosa

CICLO DE EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS 2014

Com a implementação deste projeto, designado “ciclo de exposições temáticas 2014”, a Câmara Municipal tem como objetivo imprimir novas dinâmicas ao Museu Etnográfico da Murtosa, oferecendo ao visitante outras perspetivas sobre o património Murtoseiro, para além da exposição permanente, que reúne peças associadas aos usos e costumes das gentes marinhoas, dando relevância àquelas que têm sido, desde tempos ancestrais, as principais atividades económicas desta Terra: a agricultura e pesca.

Para além de dar a conhecer os trabalhos produzidos, pretende a Autarquia reconhecer publicamente o talento de um conjunto de artesãos Murtoseiros que, de forma ímpar, vão, com o seu trabalho, perpetuando a matriz identitária Marinhoa.

O Museu Etnográfico da Murtosa está instalado no edifício da Junta da Freguesia da Murtosa, conhecido por "Casa dos Escuteiros", na Praceta Dr. Araújo e Castro, na Freguesia da Murtosa, e está aberto ao público de terça a sábado, das 9.00h às 12.30h e das 14h às 17.30h. As entradas são gratuitas.

Texto extraído da página do Município da Murtosa