Sábado, 04.5.2024

Domingo, 9 de fevereiro - Festa de S. Brás no Bunheiro

A Paróquia do Bunheiro, dando seguimento à sua Programação Pastoral no âmbito do projeto MMM - "Movimento Mundo Melhor" que conta já com 23 anos de existência no Bunheiro, organizou neste mês uma ação de conjunto como tem vindo a fazer ao longo dos anos - A Festa de S. Brás.

A devoção ao S. Brás, cuja imagem se encontra na Capela de S. Silvestre desta freguesia, perde-se na memória do tempo. O culto a S. Brás, protetor dos males da garganta, está enraizado na tradição do povo do Bunheiro e freguesias circundantes. Assim, muitas pessoas vêm a esta Capela, no dia 3 de fevereiro, pagar as suas promessas, formando uma autêntica romaria.

No entanto, devido a este ano o dia 3 ser 2ª feira, dificulta à organização e à participação dos paroquianos nas marchas que as 6 zonas (correspondentes à distribuição da paróquia do Bunheiro em 6 áreas) ano após ano sob um tema, preparam em cortejo pelas ruas desde a capela de S. Simão até à capela de S. Silvestre. Assim para permitir um maior número de participantes e também de espetadores (devido às atividades profissionais), a organização decidiu que as Festas Religiosas seriam no dia 3 e o Cortejo com as Marchas e Leilão das Ofertas no domingo 9 de fevereiro.

Como o tempo prometia chuva e vento, as Marchas foram apresentadas no interior do salão de S. Silvestre assim como o Leilão, sendo este pequeno para a afluência não só de participantes como da assistência. Outra razão prende-se com o estado de algumas ruas por onde era habitual passar o cortejo, que estão em mau estado provocado pelo tempo de chuva em cima das obras do saneamento que estão a acontecer.

Assim, pelas 13h30, começaram a juntar em S. Silvestre cada uma das marchas representativas das seis zonas da freguesia.

A zona 1 apresentou a marcha da "Mocidade", a zona 2 a marcha da "Fonte", a zona 3 a marcha das "Lavadeiras", a zona 4 a marcha das "Floristas", a zona 5 a marcha das "Tesouras e Cestos" e a zona 6 a marcha dos "Canados" (do leite). Todas elas muito bem vestidas, criativas, participadas e alegres, o que animou a tarde.

Zona 1 Marcha da "Mocidade"

Zona 2 Marcha da "Fonte"

Zona 3 Marcha das "Lavadeiras"

Zona 4 Marcha das "Floristas"

Zona 5 Marcha das "Tesouras e Cestos"

Zona 6 Marcha dos "Canados"

Como é habitual o proveito desta iniciativa reverte para a Paróquia.

Apesar do tempo ventoso e a prometer chuva, os que optaram por sair de suas casas não deram por tempo perdido o convívio vivido com os amigos em comunidade.

É de louvar esta iniciativa que faz juntar num mesmo espaço e com um único objetivo, pessoas de todas as idades num convívio saudável de intergerações.