Sexta-Feira, 03.5.2024

Inauguração das Obras de Requalificação (Cais da Cambeia)

No sábado, 15 de março de 2013, decorreu no Cais da Cambeia na Murtosa, a cerimónia de inauguração das obras de requalificação marginal, entre o Chegado e a  Ribeira Nova.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Dr. Paulo Lemos, do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Dr. Alexandre Simões, da Presidente da Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro, Engª. Celina Carvalho, do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro, Eng. Ribau Esteves, do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Eng. Joaquim Baptista, vereadores e ainda outras individualidades.

Partindo do Cais do Bico, a comitiva percorreu o percurso marginal até ao Cais da Cambeia, de bicicleta, permitindo assim uma tomada de contacto com as características principais da intervenção: por um lado a defesa e valorização da área marginal à Ria e, por outro lado, o estabelecimento de uma ecovia, ciclável e pedonal, ao logo da sua extensão, potenciando a visitação de um espaço de grande riqueza paisagística e ambiental.

No Cais da Cambeia, perante várias dezenas de pessoas que se quiseram associar ao ato, teve lugar a assinatura do protocolo de entrega da gestão da obra ao Município da Murtosa, por parte da Polis Litoral, que a executou, tendo o documento sido outorgado pela Engª Celina Carvalho e pelo Eng. Joaquim Baptista.

Antes do descerramento da placa evocativa da inauguração, teve lugar o período dedicado às intervenções das entidades, tendo a Engª Celina Carvalho, manifestado a sua satisfação pela concretização da obra, o primeiro de uma série de importantes investimentos do programa POLIS no Município da Murtosa. Por exemplo, a requalificação das Ribeiras do Mancão e do Gago que se encontra a decorrer, na freguesia do Bunheiro "...mais um passo na materialização de um sonho antigo dos Murtoseiros, de verem requalificada e valorizada a sua frente lagunar. Esta estratégia representa a inversão do processo de degradação que a Ria de Aveiro sofreu durante décadas,..." palavras do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Eng.º Joaquim Baptista.