Sexta-Feira, 03.5.2024

Récita- Parceria GMB e RFCBR com mais de 600 espetadores

A parceria GMB & RFCBR levou ao palco uma récita - Espetáculo de Variedades, no salão da junta de freguesia do Bunheiro, onde mais de 600 espetadores, distribuídos por 2 sessões, assistiram a um tipo de espetáculo impar no concelho da Murtosa segundo a opinião de muitos destes espetadores.

Desde de 2011 que o R. F. "Os Camponeses da Beira Ria", não levavam ao palco a Récita que habitualmente faziam. Precisamente em 2011 apresentaram um espetáculo inspirado no talk-show de humor que é exibido na RTP1, “5 para a meia noite”. O público assíduo destas récitas já há algum tempo vinha interpelando o rancho para quando um novo espetáculo. Então a direção decidiu levar a cabo uma nova récita convidando o GMB para, em parceria, organizar e produzir o espetáculo apresentado com o título "Rir é o melhor remédio...".

O salão da junta de freguesia foi transformado numa sala de espera de um consultório médico. A própria entrada para o espetáculo já fazia parte da récita onde alguns utentes esperavam pela abertura do consultório a fim de serem consultados. Entre os intervalos da consulta do Dr., pequenos "sketches" (protagonizados por elementos do GMB e do Rancho e previamente filmados) foram sendo mostrados em televisão (TVbunheiro). Quando a televisão "ficava sem sinal" era o pretexto para através da rádio fictícia "Voz Marinhoa" ouvir umas músicas apresentadas por um suposto locutor dessa rádio (Manuel Soares) e interpretadas pelo Grupo Musical Bunheirense com voz de Joana Couras, Custódia Carrelha e Daniel Bastos). A televisão e a rádio foram abrilhantando as pequenas situações recriadas em palco, pelos atores e atrizes do rancho e do GMB nas idas ao médico (sendo este interpretado por Ernesto Bártolo elemento do GMB).

Todo este ambiente de consultório médico e sala de espera foi articulado pela rececionista de nome "Cidinha" (interpretada pela Ana Filipa Matos elemento de ambos os grupos).

fotos gentilmente cedidas por Francisco Rosa

Atores e Atrizes:

Dr. Amador e Fátima Barbosa no papel de José Maria de Jesus e Maria Celestina de Jesus

Cecília Cirne no papel de Umbelina Figueireda

Alexandre Garrido no papel de Pedrito

Rafael no papel de Zézito

José Maria Matos no papel de avô Eurico

João Tiago Sousa no papel de neto Miguel

Áurea Silva no papel de Alexandrina

Joaquim Peneiras no papel de Felismina

Francisco Rosa no papel de Quim

Filomena Venâncio no papel de Madalena (grávida)

Júlia Sousa e Rosa Mary no papel de 2 bombeiras

Foi um espetáculo pensado pelas duas direções parceiras (GMB & RFCBR) estando na coordenação técnica do espetáculo o Engº João Miguel Garrido e António Miguel Pinho.

O sucesso fez com que a 1ª sessão marcada para sábado 30 de março esgotasse os bilhetes em apenas 2 semanas, levando a organização a realizar uma 2ª sessão no sábado seguinte 5 de abril.

No total das 2 sessões mais de 600 pessoas viram o espetáculo e constataram que "Rir é mesmo o melhor remédio..." .

Parabéns ao Grupo Musical Bunheirense e ao R. F. "Os Camponeses da Beira Ria" por esta iniciativa em conjunto e pelo sucesso alcançado.

No tempo de dificuldades e sacrifícios que o país atravessa, é de louvar este tipo de iniciativas que ajudam as pessoas a esquecer por momentos as suas dificuldades e preocupações. Bem hajam!