Terça-Feira, 30.4.2024

Centenas de visitantes no Bunheiro - X Semana Europeia do Cicloturismo

A iniciativa foi promovida pela União Europeia de Cicloturismo (UECT) e pela Aliança Internacional de Turismo (AIT), sendo organizada, localmente pela Câmara Municipal da Murtosa em parceria com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB).

O início oficial da Semana Europeia esteve marcado para o domingo, dia 6 de julho, com uma volta de saudação à Murtosa, por parte dos cicloturistas, que se iniciou, às 9.30h, na praça da Varina e que rumou ao centro de Pardelhas, voltando, depois, novamente à Torreira.

Ao longo da Semana Europeia, os cicloturistas foram desafiados a descobrir a região, através de cinco rotas idealizadas e propostas pela organização – uma por dia -, que, em conjunto, mostraram a diversidade do nosso território: A Rota da Ria, a Rota da Montanha, a Rota do Espumante e do Leitão, a Rota do Vinho do Porto e a Rota Atlântica.

Para cada uma das rotas foram propostos 3 percursos de dificuldade e extensão distintas: o percurso pequeno, de 30 a 50km, o percurso médio, de 70 a 80km, e o percurso longo, de 100 a 130km.

As rotas foram desenhadas para evitar, sempre que possível, as vias mais movimentadas, levando os cicloturistas à descoberta de locais de interesse histórico, cultural, paisagístico e económico.

No regresso, ao fim de dia, os cicloturistas puderam assistir a concertos musicais, que abarcaram, ao longo da semana, diferentes géneros musicais, do fado à pop, passando pelo folclore na noite de 4ª feira através da atuação do rancho folclórico "Os Camponeses da Beira Ria", pela música brasileira, pelo jazz e pela música orquestral na noite de sábado com o Grupo Musical Bunheirense.

Animação pelo R. F. "Os Camponeses da Beira Ria" na noite de 4º feira 9 de julho

Animação pelo Grupo Musical Bunheirense na noite de sábado 12 de julho

A Semana Europeia de Cicloturismo é um encontro organizado todos os anos num pais associado da UECT - União Europeia de Cicloturismo e da AIT - Aliança Internacional de Turismo.

Em 2014 Portugal acolheu o evento, tendo a Murtosa sido escolhida como Município anfitrião, sucedendo à cidade suíça de Yverdon-les-Bains.  Depois de, em 2012, ter organizado o IX Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, a Murtosa volta a ver reconhecido o seu trabalho no domínio da promoção da bicicleta, acolhendo o maior evento ciclo turístico realizado na Europa. Este evento será organizado em 2015 na cidade Ucraniana de Zhovkva.

Estes encontros possibilitam que os cidadãos europeus se juntem e celebrem a sua paixão comum pelas bicicletas, ao mesmo tempo que descobrem as especialidades regionais do país de acolhimento, numa verdadeira semana multicultural.

Para receber os cicloturistas, a Câmara Municipal da Murtosa materializou um mega centro logístico, na Torreira, naquele que constituiu o maior desafio logístico levado a cabo no nosso Concelho. Centro logístico com mais de 65.000 metros quadrados, que englobou o parque de campismo da Torreira e a área localizada a poente deste e que foi preparada para receber mais de 360 autocaravanas e mais de 100 tendas. No perímetro foram instaladas duas tendas gigantes que albergaram o secretariado, um espaço expositivo, um bar e um auditório, onde decorreram as cerimónias de abertura e fecho e a animação musical noturna.

Para a além da promoção da prática do cicloturismo, o programa destes encontros internacionais proporciona aos participantes um sem número de descobertas turísticas, gastronómicas e culturais, constituindo, por isso, uma excelente oportunidade para divulgar o Município da Murtosa e toda a Região de Aveiro.

Mais informação em: www.cm-murtosa.pt