.:: Junta de Freguesia de Sagres ::.
Terça-Feira, 19.3.2024

Recenseamento
Dia da Defesa Nacional
Promontório de Sagres distinguido com Marca do Património Europeu
Promontório de Sagres distinguido com Marca do Património Europeu O Promontório de Sagres, foi distinguido no dia 02 de Dezembro de 2015, com a Marca do Património Europeu (MPE), uma distinção com que a União Europeia pretende dar visibilidade a sítios que celebrem e simbolizem a integração, os ideais e a sua história. A distinção foi hoje atribuída a nove locais históricos, como um cemitério da Grande Guerra, na Polónia, e o Palácio Imperial de Viena, que, segundo o comissário europeu para a Cultura, Tibor Navracsics, "representam o caminho da Europa para a Unidade, a luta pela paz e a construção do nosso legado histórico". O Promontório de Sagres foi escolhido pela sua importância na epopeia dos Descobrimentos, "que marcaram a expansão, lançando a civilização europeia no seu caminho para o projeto global que veio a definir o mundo moderno", segundo Bruxelas. O Promontório e Fortaleza de Sagres datam do primeiro quartel do século XV e estão ligados aos Descobrimentos e à figura do seu promotor, o Infante D. Henrique. A MPE tinha já sido atribuída à Biblioteca da Universidade de Coimbra e Carta de Lei de Abolição da Pena de Morte em Portugal (1867), que se encontra na Torre do Tombo, em Lisboa.
COVID-19: Junta de Sagres aprova Plano de Contingência

Em cumprimento do Despacho n.º 2836-A/2020, que ordena aos empregadores públicos a elaboração de um plano de contingência alinhado com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito da prevenção e controlo de infeção por novo Coronavírus (COVID-19), o Executivo desta Junta de Freguesia aprovou, esta quinta-feira, dia 05 de março, um plano adequado à realidade dos serviços públicos prestados pela Freguesia, para garantir a sua continuidade, em segurança, para os funcionários e utentes.
Pode ler o Plano de Contigência da Freguesia de Sagres
Plano_de_Contingencia_-_COVID_19-_JUNTA_FREGUESIA_DE_SAGRES.pdf