.:: Junta de Freguesia de Sagres ::.
Segunda-Feira, 24.6.2019

Recenseamento
Dia da Defesa Nacional
Promontório de Sagres distinguido com Marca do Património Europeu
Promontório de Sagres distinguido com Marca do Património Europeu O Promontório de Sagres, foi distinguido no dia 02 de Dezembro de 2015, com a Marca do Património Europeu (MPE), uma distinção com que a União Europeia pretende dar visibilidade a sítios que celebrem e simbolizem a integração, os ideais e a sua história. A distinção foi hoje atribuída a nove locais históricos, como um cemitério da Grande Guerra, na Polónia, e o Palácio Imperial de Viena, que, segundo o comissário europeu para a Cultura, Tibor Navracsics, "representam o caminho da Europa para a Unidade, a luta pela paz e a construção do nosso legado histórico". O Promontório de Sagres foi escolhido pela sua importância na epopeia dos Descobrimentos, "que marcaram a expansão, lançando a civilização europeia no seu caminho para o projeto global que veio a definir o mundo moderno", segundo Bruxelas. O Promontório e Fortaleza de Sagres datam do primeiro quartel do século XV e estão ligados aos Descobrimentos e à figura do seu promotor, o Infante D. Henrique. A MPE tinha já sido atribuída à Biblioteca da Universidade de Coimbra e Carta de Lei de Abolição da Pena de Morte em Portugal (1867), que se encontra na Torre do Tombo, em Lisboa.
Lota de Sagres
Junta de Freguesia de Sagres © 2010 Todos os Direitos Reservados