.:: Junta de Freguesia de Nespereira ::.
Segunda-Feira, 29.4.2024

I SEMANA CULTURAL
SIMÃO NETO

Simão Pedro Mendes Neto, natural da cidade de Guimarães, nasce em Novembro de 1993. Inicia os seus estudos musicais aos 11 anos de idade na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, onde começa a estudar Piano. Ingressa posteriormente na Academia de Música José Atalaya, tendo finalizado o Curso Complementar de Piano, em 2012, com a classificação máxima.

É laureado em Concursos Nacionais e Internacionais, nos quais se destacam a 1ª Menção Honrosa no Concurso de Piano "Marília Rocha", em Vila do Conde, no Concurso Ibérico do "Alto Minho", em Vila Praia de Âncora e no "Concurso de Piano", na Póvoa de Varzim. Obteve também o 3º Prémio no Concurso "Sta. Cecília", no Porto, o 2º Prémio ex aequo (não tendo sido atribuído o primeiro) no "Prémio Elisa Pedroso", em Vila Real e o 1º Prémio no Concurso de Música "Anatólio Falé", na cidade de Lagos. Mais recentemente foi distinguido com o 1º Prémio ex aequo no “Concurso Regional de Vila Verde”. Foi ainda laureado em vários Concursos Internos obtendo o 1º Prémio por diversas vezes. Já trabalhou com pianistas conceituados como Álvaro Teixeira Lopes, António Rosado, Claudio Martínez Mehner, Luís Filipe Sá, Luís Pipa, Marian Pivka, Miguel Borges Coelho, Paulo Oliveira, Serghei Covalenco, Sofia Lourenço, Yuri Ananiev, entre outros.

Apresenta-se regularmente em recital, por diversas cidades do país.

Atualmente frequenta o 2º ano da Licenciatura em Música na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), na classe da professora Madalena Soveral.

Mural a Raul Brandão
PROJETO tentAção na antiga fábrica do Neiva & Pereira