Sexta-Feira, 17.5.2024

Os Camponeses da Beira Ria festejaram 36 anos de existência

As comemorações iniciaram-se no sábado à tarde com a organização do 5º Bike Paper que decorreu a partir da Casa Museu Custódio Prato, onde 12 equipas com um total de 59 participantes, aceitaram o desafio respondendo às perguntas distribuídas por 4 etapas com provas de perícia pelo meio, pedalando pelas freguesias do Bunheiro e Monte, terminado novamente na Casa Museu, onde foi servido um lanche.

Como tem sido habitual neste tipo de organização, imperou a simpatia e boa disposição dos participantes, tendo mesmo ficado empatadas em 3º lugar 2 das equipas.

Como habitualmente, os elementos do rancho trajados participaram também, na missa vespertina de sábado 25/abril pelas 20h, na Igreja Matriz de S. Mateus.

No domingo 26, por convite do rancho aniversariante, chegaram à Casa Museu Custódio Prato, por volta das 11h30, o rancho Típico de Esposade - Matosinhos e o Grupo Folc. e Etn. Bairro do Brinca - Coimbra, que fizeram uma visita e depois se dirigiram ao salão da Junta de Freguesia do Bunheiro onde foi servido o almoço cerca das 13h.

Estiveram presentes na mesa de honra, para além do presidente da direção António Miguel, o Dr. Amador em representação da Federação de Folclore Português, a Enf.ª Isabel Maria presidente da junta de freguesia e o Eng.º. Daniel Bastos em representação da Câmara Municipal da Murtosa.

Por esta altura a chuva era muita e foi decidido (por questão de aparelhagem, salvaguarda dos trajes dos ranchos e condições mínimas para que os espetadores pudessem assistir) que o mini festival seria ali no salão.

Após almoço, realizou-se a sessão solene de boas-vindas com entrega de lembranças enquanto era distribuído o bolo e um pouco de espumante.

De seguida procedeu-se "à arrumação do salão" de forma que pelas 15h30 tudo estivesse em condições de dar início às atuações dos ranchos.

O tempo inconstante quer no sábado quer no domingo mostrou a capacidade que os elementos do rancho têm em adaptarem as suas organizações conforme o clima, neste caso a chuva atrapalhou mas não desmotivou o empenho de todos para que tudo acontecesse o melhor possível.

Em nome do executivo da junta parabéns e uma palavra de gratidão pela boa imagem que dão da nossa terra a quem nos visita.

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe