Sábado, 27.4.2024

Foi um êxito, na nossa freguesia, o “Limpar Portugal”

Às 09H00 e 14H00 do dia 20 de Março, conforme determinado pela coordenação, os voluntários encontraram-se à porta da Junta de Freguesia para que lhes fossem distribuídas tarefas, no âmbito do projecto “Limpar Portugal”, tarefas essas que incidiam na limpeza da floresta da nossa freguesia, bem carecida que estava desta acção.

O trabalho foi iniciado às 08H45, com uma reunião entre a coordenação de freguesia e os dois responsáveis de cada um dos seis grupos que se formaram nesta freguesia, para que lhes fossem comunicadas as tarefas a desempenhar, apoios logísticos, apoios de coordenação, cuidados a ter, etc.

No turno da manhã compareceram cerca de 50 voluntários que foram divididos pelos seis grupos já referidos. De tarde, o número de voluntários foi ligeiramente superior (cerca de 60), tendo estes sido divididos pelos mesmos grupos, que deram continuidade ao trabalho iniciado de manhã.

De todas as situações que foram referenciadas pela coordenação e que se encontravam no âmbito deste projecto, foi dada prioridade a alguns locais, atendendo ao princípio da proximidade a centros urbanos e a arruamentos principais.

A chuva que caiu cerca das 17H00 fez quebrar a acção que, normalmente se estenderia até às 18H00, pelo que não foi possível acabar alguns dos trabalhos iniciados, facto a ter em conta em futuras actividades do género.

Não foi possível limpar tudo o que carecia de intervenção, na nossa freguesia, mas foi feito um verdadeiro serviço cívico na nossa terra, tendo sido movimentados cerca de 70 voluntários do Bunheiro e cerca de 30 da vizinha Freguesia do Monte, que connosco colaboraram limpando locais do lugar da Entrada de Sedouros.

Não sabendo, até ao momento, quantas cargas de lixo foram retiradas pelas equipas de voluntários do Monte, temos registo de 22 carrinhas de lixo que saíram das matas do Bunheiro, através da acção das nossas seis equipas.

Apesar de ter ficado ainda muito lixo por tirar, não há dúvida que o resultado superou as expectativas mais optimistas.

Um bem-haja a todas as pessoas que colaboraram para que o projecto tivesse sido um êxito, na certeza de que quem mais irá beneficiar é a nossa terra, é a nossa gente.