Domingo, 05.5.2024

Concluída requalificação da Avenida São Mateus no Bunheiro

A Câmara Municipal da Murtosa concluiu a intervenção de requalificação da Avenida de São Mateus,na Freguesia do Bunheiro, entre a "rotunda do depósito de água (EN 109-5)" e a "rotunda do Lopes".

Este eixo, que se assume como o mais relevante em matéria de acessibilidade ao centro urbano da Freguesia do Bunheiro, foi objeto de uma profunda transformação, que lhe conferiu um caráter de justificada urbanidade e que veio melhorar, significativamente, as condições de mobilidade, tanto para os utilizadores de bicicleta como para os peões.

A empreitada, que correspondeu a um investimento de cerca de 240 mil euros, contemplou a repavimentação integral da plataforma, a construção de passeio público, o estabelecimento de uma ciclovia em toda a extensão da via, a execução de rede de águas pluviais e a beneficiação da iluminação pública.

Esta obra contextualiza-se numa visão mais alargada de promoção dos meios suaves de locomoção, nomeadamente na materialização de uma rede municipal de ciclovias. Neste caso, com a construção de pista ciclável ao longo do troço intervencionado, foi estabelecida a ligação entre a ciclovia da EN 109-5, na chamada rotunda do “depósito de água”, e o centro do Bunheiro, articulando-se com a infraestrutura similar, executada ao longo da variante ao centro do Bunheiro, e com a ecovia existente entre a Ribeira do Gago e o Mancão.

Foto e notícia extraída da página do Município da Murtosa

O executivo agradece a todos os utilizadores e moradores pela compreensão e paciência durante o período em que a obra decorreu.