.:: Junta de Freguesia de Paco de Sousa - Penafiel ::.
Sábado, 27.4.2024

Nova imagem da Junta de Freguesia

O resultado final da autoria do Arq.º João Pestana, ora apresentado, pretende representar não só a história de Paço de Sousa, mas também o seu monumento mais proeminente: o Mosteiro.
A forma do desenho representa a fachada do Mosteiro com a sua rosácea em lugar de destaque.

Os quatro elementos circulares presentes no seu exterior representam as quatro Freguesias que, a 12 de Setembro de 1259, deram origem à hoje Vila de Paço de Sousa: S. Martinho de Velhas, S. Lourenço, Santa Ovaia de Esmegilde e Santa Maria do Corporal. Esta última, centrada no desenho, confunde-se com a porta de entrada do Mosteiro.

A predominância da cor castanha destaca e homenageia a nossa vincada ruralidade, presente até aos dias de hoje.

As letras “Paço de Sousa” integram dois tipos diferentes; a primeira linha num tipo de letra mais clássico destina-se a salientar a nossa importância histórica. A palavra “sousa” escrita com um tipo de letra com as formas redondas mais acentuadas, destaca o rio Sousa e a sua importância ao longo dos tempos.

O remate, através dos dizeres “terra com história”, não é mais que um complemento de tudo o que anteriormente foi explanado, tornando-o mais claro para quem o vê.

Dia da Defesa Nacional
A comparência ao Dia da Defesa Nacional é obrigatória. Consulta o edital de convocação.
Descrição de Serviços
Os seguintes serviços estão disponíveis na Secretaria da Junta de Freguesia:
Junta de Freguesia de Paco de Sousa - Penafiel © 2009 Todos os Direitos Reservados