Sábado, 18.5.2024

Casa Museu Custódio Prato recebeu o 37º aniversário dos Camponeses da Beira Ria

No domingo 25, por convite do rancho aniversariante, chegaram à Casa Museu Custódio Prato, por volta das 11h30, o rancho folclórico da Ribeira de Santarém e o rancho folclórico Vale do Lis, Barreiros - Leiria, para uma visita, almoço e participação no mini festival.

Estiveram presentes na mesa de honra, para além da presidente da direção Ana Filipa, o Sr. Júlio Ruela e a D. Catarina em representação do r.f. As Andorinhas de S. Silvestre, a Dra. Cristina em representação da Federação de Folclore Português, o tesoureiro da junta de freguesia José Silva, o Eng.º. Daniel Bastos e o Engº Joaquim Baptista Presidente da Câmara Municipal da Murtosa.

O almoço aconteceu pelas 12h30 após a sessão de boas vindas e entrega de lembranças às entidades e ranchos presentes. Este ano a lembrança, apesar de singela representa mais um momento/hábito/costume do antigamente. Uma saca de pano onde os afilhados colocavam o falar (neste caso a rosca) que os seus padrinhos lhes davam no dia de Páscoa. Seguiu-se o almoço (aperitivos, sopa de legumes, feijoada c/ arroz branco, fruta e depois de cantar os parabéns, uma fatia de bolo).

Paralelamente a este almoço, também foram servidos almoços a cerca de 100 pessoas que antecipadamente adquiriram bilhetes junto dos elementos do rancho, revertendo o lucro para as obras recentemente desenvolvidas na Casa Museu.

Este ano, e para conseguir mais fundos para as obras no museu, a direção do rancho pediu aos restantes elementos que oferecessem objetos para "alimentar" uma quermesse que foi instalada na eira da casa museu e que funcionava com um sistema de fios (ver foto) como faziam antigamente as freiras do Patronato São José.

Pelas 15h00 iniciou-se o mini festival muito elogiado e apreciado pelo público presente graças à qualidade dos ranchos convidados.

Foi um dia muito importante para "os camponeses". A Casa Museu esteve com muitas pessoas, que num dia radiante de Sol se juntaram para comemorar os 37 anos do rancho e apreciar as recentes obras de melhoria ali denvolvidas. quem não teve oportunidade pode de 3ª a domingo entre as 14h e as 18h visitar gratuitamente o museu.

Em nome do executivo da junta parabéns e uma palavra de gratidão pela forma como o rancho tem vindo a zelar pela Casa Museu, preservando e dignificando a nossa terra, acolhendo de uma maneira simples, humilde e atenta, quem nos visita dando uma boa imagem da nossa terra.

Mercado Tradicional no Cais do Bico - 19 de maio 2024. Participe
Sábado 25 de maio às 15h, na ACB, anda dançar com SALTANDI - ACB