.:: Junta de Freguesia de Lapa dos Dinheiros, Seia e São Romão ::.
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação e aumentar a usabilidade do mesmo. Para aceitar o uso de cookies basta continuar a navegar no website. Para mais informação consulte a informação sobre Politica de Privacidade e Política de cookies do site.
Aceitar
« »
Sábado, 20.4.2024

Contacte-nos
Notícias
Freguesia de Lapa dos Dinheiros no seu adeus

Orgulhamo-nos de termos cumprido uma grande parte do nosso programa eleitoral, que foi feito com realismo. O maior obstáculo foi a crise que assolou o país o que levou a que o financiamento do município para as restantes obras fosse manifestamente insuficiente.

Ainda assim, destacamos o seguinte:

1. Criámos mais condições para que todos sintamos orgulho e que seja para todos motivo de satisfação nascer e viver na nossa terra.

2- Incentivámos os factores de qualidade de vida, da solidariedade, da defesa do ambiente e dos valores da nossa história comum.

3. Apoiámos e fomentámos o dinamismo das nossas colectividades, em especial o Centro Social da Lapa dos Dinheiros e os importantes projectos que lhe cabe concretizar, com vários subsídios e forte incentivo para que se realizasse o acordo de comodato das instalações da antiga escola primária e jardim de infância

4. Lutámos e levámos a efeito a melhoria de todas as ruas e espaços públicos.

5. Lutámos e conseguimos que fossem beneficiados todos os caminhos agrícolas e florestais transitáveis

6. Criámos uma rede de comunicação com todos os Lapenses onde quer que residam de forma a reforçar o sentido de grande comunidade que somos, independentemente de outros lugares onde vivamos, com a criação de um "Site" da Internet da Freguesia, do qual hoje nos podemos orgulhar através das mais de 51.500 visitas

Algumas das obras e projectos pelos quais lutámos e conseguimos a sua concretização:

- Dinamizámos e beneficiámos a Praia Fluvial da Caniça, com a abertura do Bar/Esplanada desde o ano de 2010, sempre com grande dinamismo, o que faz com que hoje seja bastante visitada

- Apoiámos a Igreja na reparação do telhado e obras de melhoramentos na Capela de Nª Srª do Amparo

- Instalámos uma rede de wireless para acesso gratuito à Internet em toda a aldeia

- Executámos e levámos a efeito o arranjo e manutenção das vias e espaços públicos da Freguesia, com reforço da arborização e ornamentação.

- Beneficiámos caminhos que permitem a defesa da floresta contra incêndios e a sua utilização pelos proprietários

- Beneficiámos caminhos agrícolas e apoiámos a Associação de Proprietários

- Continuámos com a beneficiação do edifício da Junta para melhor servir a comunidade, através da modernização da secretaria da Junta.

Podemos afirmar que concretizámos mais de noventa por cento do nosso programa. As obras pelas quais nos debatemos do principio ao fim e que estavam e estão nas mãos do município ficaram por realizar, apesar de todos os esforços que foram feitos pelo executivo.

Destacamos entre as obras realizadas as seguintes:

- Forte contributo junto da Câmara Municipal para a reconstrução do muro no Silvado

- Bermas da estrada

- Arranjo e manutenção de todos os caminhos florestais e agrícolas (sem excepção)

- Reconstrução da estrada junto ao barroco do Corniçacho (o caminho desapareceu literalmente), com construção de novo muro e colocação de manilhas de grande porte no aqueduto

- Fontanário do Silvado

- Requalificação com construção de guardas de protecção na Rua da Eira do Costa, com colocação de grelhas para escoamento de águas pluviais

- Requalificação da Trav. da Rua 1º Dezembro

- Colocação de guardas de protecção em madeira no caminho junto à praia fluvial

- Reconstrução do talude junto à ponte na margem esquerda da Praia Fluvial

- Construção de rampa e reparação de escadaria na Rua da Calçada

- Melhoramentos na Rua 18 de Dezembro, Rua Mir'Alva, Rua S. José, Rua da Igreja, Rua 1º Dezembro, Rua do Rego, Av. Jorge Correia, Rua António F.B. Moura, Rua do Calvário, Rua da Estrela, Trav. da Rua da Lapa, Adro Capela Nº Sra. Amparo

- Requalificação da escadaria entre as Ruas D. Nazaré Matias e Rua da Eira do Costa

- Requalificação da Trav. da Rua da Estrela

- Construção de espaço para arrumos de lenha no Penedo Alto

- Limpeza da levada de regadio após o tremendo dilúvio após o incêndio no Verão/2010

- Construção albergue paragem de autocarros

- Melhoramentos na Rua da Fontinha até ao fontanário da Fonte de Baixo

- Reparação da cobertura nos lavadouros públicos na Fonte de Baixo

- Reparação de bancos e colocação de novos no caminho da praia fluvial

- Aquisição de placas de toponímia para as ruas desde o inicio da povoação até à igreja

Levámos a efeito as comemorações do XXV Aniversário da Freguesia, onde se destacou o seguinte:

- Sessão Cinema - 17 Agosto

- Concurso Fotografia

- Bolsa aos estudantes residentes na freguesia - desde o 1º ano até ao 12º ano - com reembolso de 50% dos manuais escolares

- Actuação dos Grupos da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia e "Cantus Firmus" de Seia. Esta actuação decorreu na igreja com uma magnífica presença da população que culminou com um lanche oferecido a toda a população no salão da Junta

- Colocação de Insufláveis no fim de semana da Festa S. Sebastião

Organizámos com a colaboração da população o seguinte:

- Festa de Homenagem ao Padre José Moreira Martinho pelo 60º Aniversário de pároco da nossa terra

- Recepção à visita do Sr. Bispo em 26 Maio 2012

Tivemos uma forte intervenção nos incêndios florestais que deflagraram na nossa freguesia com a utilização da carrinha e do kit de incêndios, que foi possível com a magnífica colaboração sempre prestada por toda a população.

Agradecimentos:

- à Assembleia de Freguesia pela confiança demonstrada no executivo na votação quase sempre por unanimidade das votações propostas e pela colaboração demonstrada em várias actividades ao longo do mandato;

- ao município de Seia, na pessoa do Sr, Presidente, Dr. Carlos Filipe Camelo e restantes Vereadores;

- ao Senhor Padre José Moreira Martinho pela sua dinâmica e colaboração sempre que foi solicitado para isso bem como pela energia que nos transmitiu;

- à Direcção do Centro Social, pela sua total disponibilidade sempre que foi necessário, com especial incidência pela cedência das suas instalações, para tudo o que foi necessário;

- à Direcção da Junta de Regadios dos Agricultores pela sua prontidão na colaboração estreita com esta Junta;

- à EDP, pela sua cooperação e gesto que teve para com a nossa terra;

- à população tanto no apoio que nos facultou e na confiança que nos depositou, como nas criticas necessárias que por vezes efectuou.

- a todos os que connosco colaboraram, tornando mais fácil a nossa missão.

Finalizamos com um pesar profundo da situação que esta freguesia se viu inserida, pois sem qualquer vontade própria, perdeu a sua autonomia ao fim de 25 anos.

Este momento vai no sentido inverso do enorme trabalho, dedicação, empenho e força de todas as pessoas que fizeram com que a freguesia fosse uma realidade.

Confiamos de qualquer modo que a justiça um dia se faça e possamos continuar autónomos.

Bem-Hajam

Publicado: 2013-09-29
Eleições Autárquicas 2013 - Resultados

Assembleia de Freguesia

Assembleia Municipal

Câmara Municipal

Publicado: 2013-09-29
Festa de S. Sebastião 2013

No passado fim-de-semana de 9, 10 e 11 de Agosto decorreu na Freguesia da Lapa dos Dinheiros a comemoração da Festa em Honra e Louvor de S. Sebastião.

No dia 9 esteve presente o grupo “Caravana Musical” que proporcionou aos presentes musica para abrilhantar o baile.

Também no dia 10 estiveram presentes os músicos da “Fanfarra Sacabuxa” que, junto da população”, desfilaram com uma actuação de grande nível; seguindo-se um grupo musical da região que fez com que os “bailarinos” entrassem em palco para uma dançazinha.

Para os mais novos na 6ª feira e Sábado foi colocado no Adro da Igreja um insuflável para a diversão das crianças.

No Domingo, dia 11, teve lugar a Missa em Honra e Louvor a S. Sebastião, tendo pela tarde sido realizada a habitual Procissão, que contou com a Presença da Banda Academia de Santa Cecília de S. Romão.

Ainda neste dia esteve presente a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de S. Romão que realizou uma arruada pelas ruas da localidade.

Para terminar a festa e após a realização das arrematações, estiveram a abrilhantar a Festa o Grupo de Concertinas “Terra à Serra”.

Está de parabéns a Comissão de Festas pelo empenho, dedicação e afinco que demonstrou na realização de mais uma grandiosa festa.

No dia 9 esteve presente o grupo "Caravana Musical" que proporcionou aos presentes musica para abrilhantar o baile.

Também no dia 10 estiveram presentes os músicos da "Fanfarra Sacabuxa" que, junto da população", desfilaram com uma actuação de grande nível; seguindo-se um grupo musical da região que fez com que os "bailarinos" entrassem em palco para uma dançazinha.

Para terminar a festa e após a realização das arrematações, estiveram a abrilhantar a Festa o Grupo de Concertinas "Terra à Serra".

Publicado: 2013-08-29
"Cinema ao ar livre"

Bar Praia Fluvial

É com prazer que informamos que o Bar da Praia Fluvial da Ribeira da Caniça já se encontra concessionado.

Visite esta maravilha da Serra!!!!Agradecemos desde já a sua visita!

Publicado: 2013-06-27
Praia Fluvial - Concurso Público
Por não ter dado entrada qualquer proposta dentro do prazo estipulado para a exploração do Bar/Esplanada da Praia Fluvial da Ribeira da Caniça, decidiu a Junta de Freguesia prorrogar o prazo até às 20 horas do próximo dia 13 de Junho de 2013.

Publicado: 2013-06-04
Caminhada Serra da Estrela - Lagoa Comprida

No passado dia 27 de Abril de 2013, a Comissão de Festas em Honra de S. Sebastião organizou a Caminhada da Lapa dos Dinheiros com destino à Lagoa Comprida.

A saída deu-se pelas 8:45 horas, tendo decorrido um pequeno almoço servido na área envolvente ao Cabeço do Porto do Boi pelas 10:00 horas; de realçar ainda que os primeiros caminhantes chegaram à Lagoa pelas 12:30 horas.

A ementa do almoço constou de sardinha assada e entremeada e costeletas grelhadas, para além de um saudável convívio entre todos os participantes desta actividade.

Pelas 15:30 seguiu-se o regresso à Lapa dos Dinheiros, uns de autocarro, outros na sua viatura e alguns destemidos que decidiram regressar a pé.

Participaram mais de uma centena de pessoas neste evento.

Parabéns pela excelente organização.

Veja aqui algumas fotografias

Publicado: 2013-04-30
Concessão do Bar/Esplanada da Praia Fluvial da Ribeira da Caniça

Publicado: 2013-04-23
Actuação do Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia e Grupo Cantus Firmus

Publicado: 2012-12-27
Aulas Ginástica

Encontram-se abertas inscrições para aulas de ginástica que irão decorrer no salão da Junta de Freguesia.

Pratique actividades saudáveis!

Veja aqui o cartaz

Publicado: 2012-12-11
Assembleia de Freguesia - Extraordinária

A Assembleia de Freguesia de Lapa dos Dinheiros irá reunir em sessão extraordinária no próximo domingo, dia 2 de Dezembro, pelas 11:00 horas, no Salão Nobre.

O ponto de ordem de trabalhos será esclarecimento relativo à proposta da UTRAT sobre a Reorganização Administrativa.

Agradecemos a sua presença.

ver edital

Publicado: 2012-11-27
Torneio de Sueca

No passado fim de semana, dias 10 e 11 de Novembro, a Comissão de Festas de S. Sebastião organizou um torneio de sueca onde estiveram envolvidas 18 equipas.

O torneio decorreu com grande espírito de confraternização, tendo todos os elementos das equipas protagonizado um convívio salutar.

Os resultados das equipas premiadas foi o seguinte:

1ª Lugar - Rui Mendes / Rogério Figueiredo

2º Lugar - Benjamim Pão Alvo / António Nogueira

3º Lugar - António Martins Mendes / Jorge Pinheiro

De referir que existiu um prémio para o jogador com melhor comportamento, eleito pelos concorrentes do torneio, que consistia numa estadia na Serra da Estrela com 50% de desconto, tendo sido vencedor Nuno Figueiredo.

No decorrer do torneio realizou-se um magusto tradicional para todos os participantes aberto também a toda a população.

O final do torneio culminou com um farto lanche para todas as pessoas presentes.

De salientar a enorme participação das nossas gentes neste evento.

Bem-haja a todos os que contribuíram para o sucesso da actividade.

fotografias do evento

Tabela de Taxas de Águas, Saneamento e Resíduos - Município de Seia

Tabela de Taxas em vigor para o ano 2011, emitida pela Câmara Municipal de Seia

VER DOCUMENTO

A Junta de Freguesia esteve presente....
CRONOGRAMA RELATIVO À ZONA DE ABASTECIMENTO DO CONCELHO
A Câmara Municipal de Seia, tornou público através de edital os resultados do Plano de Controlo da Qualidade da Água na nossa Freguesia
Junta de Freguesia
Praia Fluvial
Assim vai o Campo....
A B R I L
FARMÁCIAS DE SERVIÇO CONCELHO DE SEIA
Farmácias de Serviço SEIA
Dia da Defesa Nacional

Festa de Passagem de Ano - Bemvindo 2012
A Comissão de Mordomos da Festa de S. Sebastião irá organizar uma festa de boas vindas ao novo ano... 2012
Mapa Google
Visitas
.::Visitas::.
Hoje: 10
Total: 192144
Início Autarcas Freguesia Informações Notícias Mapa do Portal Contactos Política de Privacidade
Junta de Freguesia de Lapa dos Dinheiros, Seia e São Romão © 2014 Todos os Direitos Reservados