Associação de Cicloturismo de Sobrosa
Designação: Associação de Cicloturismo de Sobrosa
Data da fundação: 1 de Abril de 2001
Locais e horários: Reuniões semanais às quartas-feiras pelas 21h30 "sede porta aberta". Passeios de bicicleta - ponto de encontro na sede sábado às 14h00 e domingo às 08h30.
Contactos: 933893591 (Manuel Leal); 917105426 (José Leal); 914712449 (Fernando Leal); 963849363 (Benjamin).
É uma colectividade sem fins lucrativos que tem na sua missão a promoção do desporto de lazer e da consciência ambiental. Está sedeada na freguesia de Sobrosa, concelho de Paredes e foi fundado em Abril de 2001, por um grupo de amigos que se juntava aos domingos de manhã para andar de bicicleta. O clube tem a sua sede numa zona rica em história, bem no coração da freguesia.
Hoje em dia tem cerca de 100 associados, 25 dos quais praticantes das várias modalidades do ciclismo. Tem como objectivos a promoção da utilização da bicicleta na prática lúdica da actividade desportiva, o fomento da camaradagem e espírito de entreajuda, a sua utilização como meio de transporte não poluente e o respeito pela natureza.
Defender e mostrar as camisolas do clube nas várias provas, passeios de lazer e também querer cativar mais domingueiros e assim atrair mais sócios para o clube, são outros objectivos propostos a cumprir pelos órgãos directivos.
Neste âmbito, tem organizado inúmeros passeios de BTT e cicloturismo ao longo dos já 10 anos de existência, destinados aos sócios e à população em geral por iniciativa própria ou em parceria, com o apoio de várias empresas ou da própria Junta de Freguesia.
Distinguem-se, entre outros, e dos quais mais nos orgulhamos organizar:
- A descida do Marão a Sobrosa em BTT no mês de Março;
- Passeio por estrada ao Cabrito, à Régua, em Abril;
- Os famosos Caminhos de São Tiago de Compostela e passeio a Fátima sempre em Maio.
- Subida à Senhora da Graça em Junho com os grelhados ao almoço no parque de merendas;
- Organização do Mini BTT inserido no fim-de-semana desportivo promovido pela Junta de Freguesia no final do mês de Junho;
- Participação e acompanhamento em bicicleta no Passeio da Junta de Freguesia em Setembro pelo nosso Portugal;
- E participações em vários Passeios e Maratonas organizados pelas inúmeras Associações (ACN) do nosso país durante o ano inteiro.
Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Sobrosa - Paredes

Data da fundação: 20 de Junho de 1987
Historial: Sobrosa é uma das freguesias do concelho de Paredes, com cerca de 3000 habitantes, na sua maioria jovens. A 6 de Abril de 2011 foi re-elevada à categoria de Vila, para alegria de todos os seus habitantes, recuperando o título pelo qual já era conhecida há vários séculos.
Situada a Norte do Concelho, é uma freguesia onde predominou a indústria do mobiliário, sendo, por isso, conhecida pelo “Coração do Móvel”, actualmente integrada na “Rota dos Móveis”.
Até finais do século passado, nos serões do linho e nas desfolhadas do milho apareciam os cantares à desgarrada, bem como nas vindimas. Nas festas, as raparigas usavam o traje de lavradeira rica, conforme documentam as fotografias antigas.
Em 20 de Junho de 1987, após uma festa da Terceira Idade, surge a ideia de se formar um grupo de folclore, com o objectivo de preservar e divulgar a cultura, a terra, as gentes e as tradições de Sobrosa. Assim, ligado ao já existente Centro Cultural e Desportivo, aparece o Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Sobrosa, que procura levar longe a cultura e folclore desta terra e dos seus antepassados.
Este grupo apresenta o traje domingueiro, de lavradores ricos, dado que Sobrosa era a terra mais importante da região, tendo ostentado os títulos de Vila, Honra e Sede de Concelho.
As mulheres vestem saia preta rodando o tornozelo, blusa branca e xaile de ombros com franja. Na cabeça, lenço sem franja. O avental é preto e bordado. Ao peito levam os tradicionais cordões dourados e nas orelhas brincos dourados ou arrecadas. Algibeira à moda antiga, e no pé meias rendadas e chinelas preta de verniz.
Os homens vestem calça preta, camisa bordada, colete, chapéu preto e faixa à cinta. No pé usam sapatos pretos ou botas.
A tocata é composta por acordeão, viola, cavaquinho, violino, ferrinhos, castanholas, reco, bombo e violão.
Quanto às danças, foram recolhidas junto dos nossos antepassados: viras, chulas, malhões, vareiras, entre outras.
Desde 1996 organiza, ininterruptamente, o seu Festival de Folclore, no mês de Junho.
Ao longo dos anos, tem sido seu brio dar a conhecer Sobrosa, estando presentes em numerosas festas, romarias e festivais. Em 2001 esteve presente no programa “Praça da Alegria”, da RTP1, ao qual regressou em 2012, por ocasião das suas Bodas de Prata.
Em 2013 constituiu-se como associação independente, tendo a sua nova sede na antiga Escola Primária de Trás das Eiras.
Danças
Vareira, Desgarrada do Douro, Caninha Verde, Vira de Cruz, Ó ai esteja aquieto, Desafio, Vira das Chinelas, Rosinha, Valentim, São saias amor são saias, Vira Estrespassado, Chula de Rosa, Rosa arredonda a Saia, Senhor da Pedra, Rusga Antiga, Saia da Carolina, Daqui para ali, Rita arregaça a Saia, Vira da Morena, Tirana Antiga, Malhão das Palmas, Chula Vareira Velha, O Velho, Vira Roubado, Malhão Embalado, Somos de Sobrosa.
Grupo de Bombos dos Amigos do Salão Paroquial de Sobrosa

Data de Fundação: 21 de Setembro de 2001
História / objectivos: Criada por um grupo de amigos que têm em comum a paixão pelo som de bombos e caixas.
O grupo de bombos "Amigos do Salão Paroquial de Sobrosa" surgiu através da ideia de um grupo de amigos que se juntaram e compraram alguns instrumentos com o intuito de animarem as suas horas de convívio.
Após uma óptima aceitação por todos aqueles que frequentavam o Salão Paroquial de Sobrosa, o grupo começou a crescer e começaram a surgir os primeiros sócios, com isso começou também a surgir a compra de mais instrumentos para o grupo, começaram a realizar-se ensaios e a surgir mais a sério o grupo como hoje se encontra.
O grupo assenta os seus pilares desde sempre no voluntariado, visto que todos aqueles que nele participam fazem-no pelo prazer da camaradagem e da alegria que sempre está presente.
Locais e horários: sediado no Salão Paroquial de Sobrosa. Os ensaios realizam-se todas as sextas-feiras pelas 21h00.
Corpos Gerentes
- Presidente: João Gomes
- Vice-presidente: Ricardo Silva
- Secretária: Cátia Pacheco
- Tesoureiro: Manuel Melo
- Presidente da Assembleia Geral: José Gomes
Contactos
Agrupamento de Escuteiros 1267 Sobrosa
Data da fundação: 26 de Setembro de 2004
Historial: A nossa história resume-se numa acção constante ao serviço da juventude, em fidelidade a um modelo de desenvolvimento integral da pessoa humana.
Objectivos: Contribuir para a educação dos jovens, partindo de sistemas de valores enunciados na lei e na promessa escutista.
Locais e horários: Largo da Igreja - 4580-748 SOBROSA (Sábados das 16h00 às 18h00).
Corpos Gerentes: José Eduardo Bessa dos Santos (Chefe de Agrupamento)
Contactos: agr1267sobrosa@gmail.com