A Junta e a Assembleia de Freguesia de Sobrosa estão contra a Reforma da Administração Local. Depois de o Executivo da Junta ter anunciado publicamente a sua posição a 12 de Novembro de 2011, numa Sessão de Esclarecimento, a Assembleia da Freguesia aprovou uma moção em idêntico sentido, na sessão ordinária de 23 de Dezembro de 2011.
O texto aprovado refere que “Sobrosa tem uma identidade própria, alicerçada em valores já milenares, e que não pode ser posta em causa com uma mera reforma da Administração Local. Não queremos ser agregados mas também não queremos agregar. O Documento Verde não respeita esta identidade, não tem em conta a História nem a vitalidade económica, social e cultural das freguesias”.
Esta moção foi aprovada por unanimidade, e o seu conteúdo foi já enviado aos organismos ligados ao processo, entre os quais o Governo da República Portuguesa.