A Associação de Karate Shotokan de Paredes e Vale do Sousa, da qual faz parte a Escola de Karate de Sobrosa, realizou a 13 e 14 de Outubro uma acção solidária que ultrapassou as melhores expectativas.
Denominada "1.º Torneio e Estágio de Karate das Vindimas", teve por objectivo comprovar que o Karate, a luta de "Mãos Vazias", sustentado por regras, filosofias, máximas (Carácter, Sinceridade, Etiqueta, Esforço, Controlo) é um desporto social de inclusão apto a promover iniciativas que visem ajudar os mais carenciados e que quando devidamente apoiado é capaz de grandes feitos.
O balanço final desta iniciativa é bastante positivo. Todos os objectivos a que a Associação se propôs foram alcançados e em termos numéricos é possível afirmar que estiveram presentes nos dois dias do evento cerca de 750 pessoas, nos quais constam os elementos do staff, atletas, dirigentes, treinadores, árbitros e o público em geral.
Para além da gratidão a um conjunto de pessoas e instituições que ajudaram a atingir a meta final com contributos financeiros e institucionais, cedendo instalações e materiais há a salientar entidades como a Câmara Municipal de Paredes, a Escola Secundária de Paredes, a Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda, a Federação Nacional de Karate - Portugal, o Centro Português de Karate, o Conselho de Arbitragem, os Bombeiros Voluntários de Paredes, a Paróquia de Santa Eulália de Sobrosa e o Plano Nacional de Ética no Desporto.
O Presidente desta última entidade ficou extremamente impressionado com a iniciativa e com o número de pessoas presentes e que aderiram à causa.
O resultado final traduziu-se em 6 carrinhos de compras, 3 dos quais foram entregues à Equipa Sócio-Caritativa da Paróquia de Sobrosa, para serem distribuídos pelas famílias mais carenciadas da freguesia.