O segundo aniversário da re-elevação de Sobrosa à categoria de Vila ficará marcado na História pela doação do edifício dos antigos Paços do Concelho à Freguesia.
Construído na primeira metade do século XVIII, o primeiro piso foi Casa da Câmara e das Audiências dos Juízes da Vila e Honra de Sobrosa e o rés-do-chão para a respectiva Cadeia. Por este edifício passaram milhares de pessoas, e nele se tomaram importantes decisões sobre 22 freguesias, hoje dos concelhos de Paredes, Paços de Ferreira e Lousada.
Na sequência da criação do concelho de Sobrosa, albergou os Paços do Concelho e, após a sua extinção, em 1836, funcionou como Escola Primária até 1995. Posteriormente serviu de sede à Associação de Cicloturismo e ao Grupo Folclórico e, a partir de agora, será a sede da Assembleia de Freguesia (no Salão Nobre), com um espaço cultural na antiga Cadeia.
A assinatura da escritura foi efectuada por Celso Ferreira e André Santos, e à bênção presidiu o pároco, Pe. João de Deus.
Com esta doação por parte do Município de Paredes, após 176 anos Sobrosa recupera a posse daquele que é considerado um dos seus mais emblemáticos edifícios.