.:: Vila de Sobrosa ::.
Domingo, 28.4.2024
Homenagem aos Mortos no Ultramar
Homenagem aos Mortos no Ultramar A 13 de Setembro de 2009, o Município de Paredes prestou homenagem aos que pereceram no Ultramar ao serviço da Pátria, com um singelo monumento na sede de concelho. Nessa altura, foi enviada a cada uma das freguesias que tiveram filhos seus mortos na Guerra do Ultramar um placa com nome dos mesmos, de forma a ser colocada no respectivo cemitério.
Em Sobrosa, a homenagem aconteceu no passado domingo, dia 29 de Agosto, na presença dos familiares de Domingos Fernando Dias Pacheco, soldado falecido em Angola a 16 de Março de 1971.
A cerimónia aconteceu após a Missa das 9h30, tendo o Município sido representado pela Vereadora Raquel Moreira da Silva, que justificou a homenagem como um acto de justiça para com a memória destes homens que perderam a vida ao serviço de Portugal. Todo o Executivo da Junta de Freguesia se associou a este simbólico momento, sendo a primeira freguesia conhecida a colocar a placa no respectivo cemitério, segundo as palavras da Vereadora. Além disso, a Freguesia realizara já uma homenagem idêntica a 15 de Novembro de 2008, tendo sido noticiada neste espaço.
A placa foi colocada na parte interior da entrada principal do Cemitério. Na mesma consta o nome e data de falecimento, bem como a província e o posto. “Honra aos Mortos, Justiça aos Vivos.”
Vila de Sobrosa © 2018 Todos os Direitos Reservados