.:: Junta de Freguesia de Celavisa - Arganil ::.
Terça-Feira, 30.4.2024

Feira de São Miguel, das Nozes e dos Abraços

É uma feira muito antiga que, até há poucos anos, decorria no dia de São Miguel - 29 de Setembro. Com o passar dos tempos, e sua evolução, a feira entrou em decadência tornando-se cada vez menor o número de feirantes e compradores, daí ter sido alterada a data da sua realização para o último sábado do mês de Setembro.

O nome pelo qual é conhecida esta feira está relacionado com o patrono da Freguesia de Celavisa - São Miguel, com um fruto da época comercializado na feira - as nozes, e com o facto de muitas pessoas se reencontrarem na Feira de São Miguel, um ano após o seu último encontro, e aí "matarem" as saudades cumprimentando-se com abraços.

Há também quem relacione os abraços com as descamisadas de milho, que decorrem nesta época do ano, e que implicavam que a pessoa que encontrasse uma espiga de milho rei (milho vermelho) abraçasse todos os companheiros da roda.

Pretendendo renovar e revitalizar esta feira, que é uma festa para todos os habitantes da Freguesia de Celavisa e povoações circundantes, a Junta de Freguesia convidou algumas artesãs locais para mostrarem os seus trabalhos e, assim, dar um novo fôlego a esta tradição.

Para além da realização da Feira de São Miguel decorrerão também outros eventos que preencherão todo o fim-de-semana.

Na sexta-feira a partir das 20h serão confeccionadas filhós acompanhadas de café (ou outras bebidas) no Largo de São Miguel e haverá música de aparelhagem sonora.

No sábado pela manhã decorrerá a Feira de São Miguel, onde se encontrarão vendedores de calçado, vestuário, fruta, mercearia, atoalhados, pão e carne. Estará aberto um bar com um assador onde as pessoas poderão grelhar a carne (comprada nas bancas de carne) e saboreá-la ali mesmo junto ao bar ou nas mesas do Parque do Areeiro. Decorrerá a mostra de trabalhos de artesãs celavisenses (rendas, trabalhos em feltro, entre outros). A partir das 10h serão confeccionadas, novamente, as filhós tradicionais no Largo de São Miguel. À noite, a partir das 21h30, actuará o Grupo de Concertinas "Sons e Suadelas", de Arganil, no Adro da Igreja.

No domingo decorrerá o 6.º TT de Bicicletas pela Freguesia e às 13h será servido um almoço junto ao Parque do Areeiro.

A organização desta actividade está a cargo da Junta de Freguesia de Celavisa e da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Ucrânia - angariação de bens
Angariação de bens para o povo ucraniano
Autárquicas 2021
Tea Time