.:: Vila de Sobrosa ::.
Quarta-Feira, 24.4.2024
Centenário do Armistício

A Vila de Sobrosa honrou a memória dos seus combatentes na Grande Guerra (1914-1918), numa evocação organizada pela Junta de Freguesia.

A homenagem realizou-se no dia 11 de Novembro, data em que se assinalava o centenário da assinatura do armistício, acordo que pôs fim às hostilidades do primeiro conflito mundial.

Após a celebração da missa em sufrágio dos militares de Sobrosa, na Igreja Paroquial, seguiram-se as intervenções dos oradores convidados: Ivo Rafael Silva, autor do livro “Paredenses na Grande Guerra 1914-1918”; Valentim Nogueira da Cunha, secretário do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes; Américo Castro, presidente da Junta de Freguesia de Sobrosa; e Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes. Estando presentes descendentes dos vários homenageados, foi ainda dada a palavra a Maria Teresa Ferreira de Sousa, filha do combatente José de Sousa, que sentidamente agradeceu o reconhecimento a estes homens que há 100 anos se bateram pela Pátria.

As cerimónias foram concluídas com o descerramento de uma lápide, no Cemitério Paroquial, onde constam os nomes dos três militares falecidos em África, e de uma placa evocativa com os nomes dos 13 combatentes, frente à Sede da Junta de Freguesia.

Assim se (re)faz a nossa História!

Vila de Sobrosa © 2018 Todos os Direitos Reservados