.:: Junta de Freguesia de Celavisa - Arganil ::.
Sexta-Feira, 03.5.2024

Lançamento de CD do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa

No passado domingo, dia 7 de Novembro, decorreu a festa de lançamento do CD do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa.

A assistir ao lançamento do Cd "Costumes de um Povo Serrano" encontrava-se um número elevado de amigos do Rancho assim como algumas entidades.

A apresentação começou com uma representação do dia-a-dia vivido pelos habitantes dos Povos da Ribeira de Celavisa em inícios do século passado: a descamisada do milho, o mercado de Arganil (bancas de tecido, legumes, animais), o corte da lenha, duas lavadeiras na ribeira de Celavisa, o ciclo do linho e os camponeses com o mato à cabeça e o seu rebanho de cabras.

Além da representação do modo de vida também as falas e as cantigas transportavam os espectadores para a época referida.

De seguida foram representadas cenas do dia-a-dia de uma família tradicional desses tempos: o dono da casa tinha partido para o Brasil à procura de melhor vida e a sua esposa ficou na Ribeira de Celavisa com o filho, a nora e um neto ainda bebé.

A esposa e o filho do emigrante continuaram as tarefas habituais, o seu sustento para o dia-a-dia, enquanto esperavam notícias do outro lado do Atlântico.

A representação começou com a dona da casa e o seu filho a cavar terra, para auxiliá-los na sua tarefa traziam consigo algumas pessoas "ao dia fora". Visto que o terreno se encontrava numa encosta era necessário carregar a terra para a parte mais alta, então, enquanto os homens cavavam as mulheres carregavam a terra em cestas que levavam à cabeça.

A tarefa não foi concluída porque entretanto desabou sobre a Ribeira de Celavisa um grande temporal, tiveram que fugir do campo e recolher a suas casas.

Na casa dos donos da terra esperava-os a mulher do filho com o seu bebé, encontrava-se a preparar a ceia. Na rua o temporal continuava, muita chuva e trovoada. A dona da casa fez uma oração para afastar a trovoada. Enquanto ceavam o bebé foi embalado pela sua mãe: deitou-o no berço e cantou-lhe uma terna cantiga de embalar.

Entretanto a trovoada já se tinha afastado, mas com a chegada da noite já não foi possível acabar o trabalho.

Chegou um novo dia: dia de descanso.

O povo juntou-se da maneira habitual: tocadores e muita gente a dançar. Juntaram-se na eira muitos convivas, era preciso descansar das durezas do dia-a-dia, de preferência com um grande baile.

Estavam no baile os mais pobres mas também os mais ricos. Bailaram todos durante muito tempo, pelo meio algumas rixas por uma rapariga ou por uma "pinga" a mais.

O fim do dia aproximava-se e as mães lá iam regressando com as suas filhas a casa. Por fim os tocadores também foram embora, o baile acabou.

Ao longo da representação do dia-a-dia da família o enquadramento da situação foi dado a conhecer através do narrador que descrevia alguns dos pormenores mencionados, utilizando no seu discurso o modo de falar desse tempo.

Acabada a representação, muito aplaudida pelos presentes, foi serviço um magnífico lanche a todos os presentes.

Tal como foi dito na festa de lançamento do CD, a Junta de Freguesia de Celavisa felicita o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, e todos os seus elementos, por esta iniciativa, assim como por todo o percurso ao longo dos seus 29 anos de existência, deixando um grande agradecimento pela forma digna, brilhante e autêntica como têm representado a Freguesia por todo o país e estrangeiro.

Ucrânia - angariação de bens
Angariação de bens para o povo ucraniano
Autárquicas 2021
Tea Time