.:: Vila de Sobrosa ::.
Sexta-Feira, 03.5.2024
Apresentação do projecto “Lar Residencial para Pessoas com Deficiência”

No passado Domingo, 7 de Novembro, o Salão Paroquial de Sobrosa encheu-se para tomar conhecimento da nova valência que a Obra de Assistência Social da freguesia irá, em breve, construir.
Trata-se de um Lar Residencial para portadores de Deficiência, a construir de raiz, no âmbito de uma candidatura ao PRODER, já aprovada.
Esta instituição, fundada em 1945, teve origem no legado do Padre António Moreira de Meireles, falecido em 1898, que dispôs dos seus bens a favor dos necessitados da freguesia. Tendo um significativo crescimento, esta IPSS é uma fundação gerida pela Junta de Freguesia, com valências de Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, ATL, Creche, Componente de Apoio à Família e Habitação Social, num universo de quase duas centenas de utentes.
A nova infra-estrutura, agora apresentada, será única no Vale do Sousa, colmatando uma lacuna há muito existente nesta região.
A Arquitecta Ana Loureiro fez uma leitura da maqueta da obra, salientando a sua localização privilegiada, a salvaguarda das especificidades dos futuros utentes, bem como o respeito pela legislação em vigor.
O investimento ultrapassa os 350 mil euros, sendo que foi atribuída a comparticipação elegível máxima, no valor de 200 mil euros. Nesta data, deu-se início à campanha de angariação de fundos, que conta já com vários parceiros, e que terá como rosto principal Carlos Daniel, conhecido apresentador do Jornal da Tarde da RTP, que fez questão de estar presente no lançamento desta campanha.
De entre as outras individualidades e parceiros presentes, destaca-se o Município de Paredes, representado pela Vereadora Hermínia Moreira, que anunciou a colaboração com uma verba de 50 mil euros.

Contribua, doando equipamento, por deósito ou transferência bancária através do NIB 003505760004308493060 ou pessoalmente na Obra.

Vila de Sobrosa © 2018 Todos os Direitos Reservados