.:: Vila de Sobrosa ::.
Sexta-Feira, 19.4.2024
Padre João de Deus Costa Jorge (1958-2021)

O Rev. Padre João de Deus Costa Jorge nasceu a 9 de Dezembro de 1958 em Amarante, sendo filho de Custódio Jorge e de Maria de Lurdes da Costa.

Entrou na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), onde fez a sua profissão religiosa a 7 de Outubro de 1979.

Concluiu a Licenciatura em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa em 1986, ano em que recebeu ordem de Diácono.

A 12 de Julho de 1987 foi ordenado presbítero na Catedral do Porto, por D. Júlio Tavares Rebimbas, Arcebispo-Bispo do Porto.

Em 1988 fez um Outstanding Work in ESL – Advance Classes pela Houston International University / Institute of Language & Culture.

Em 1989 licenciou-se em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências da Educação da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e, em 1991, concluiu o Mestrado em Psicologia pela mesma Universidade.

Foi Professor Assistente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto e Braga) desde 1991, leccionando Psicologia da Religião e Psicologia Pastoral.

Foi, também, desde 1991, psicólogo clínico, exercendo funções no Porto, em Braga e em Sobrosa.

Foi conferencista, tendo publicado vários artigos para revistas de divulgação, tendo sido colaborador na revista “A Folha dos Valentes” com uma rubrica de psicologia.

Entrou na Paróquia de Santa Eulália de Sobrosa a 24 de Dezembro de 1994, sendo nomeado Pároco a 15 de Novembro de 1996.

Foi nomeado Vigário Paroquial de São Miguel de Cristelo e de Nossa Senhora do Ó de Duas Igrejas a 30 de Julho de 2007.

A 22 de Dezembro de 2011 recebeu nomeação para Pároco de São Cosme e São Damião de Besteiros, tomando posse a 29 de Janeiro de 2012.

Foi Vice-Provincial dos Dehonianos (2009-2012) e Superior da Comunidade de Betânia (Duas Igrejas) de 2007 a 2013.

A 29 de Julho de 2013 foi nomeado Pároco de Santo Estêvão de Guetim e de São Martinho de Anta (Espinho), tendo tomado posse a 21 e 22 de Setembro de 2013, respectivamente.

Da sua acção enquanto Pároco de Sobrosa destaca-se a intensa dinamização aos níveis pastoral, social e cultural.

Reorganizou os serviços religiosos e administrativos, criando o Cartório Paroquial.

Dinamizou a Liturgia e os grupos apostólicos, constituindo o Conselho Pastoral Paroquial.

Promoveu a elaboração do Inventário do Património Religioso e Cultural.

Criou as Equipas Pastorais da Saúde e das Vocações e a Equipa Sócio-Caritativa.

Revitalizou a Confraria de Nossa Senhora da Conceição (2003) e reorganizou a Confraria das Almas, dotando ambas de estatutos e personalidade jurídica.

Incrementou a realização das festas em honra dos Mártires Santa Eulália e São Sebastião, e recuperou a Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Impulsionou o lançamento dos dois volumes da obra “Sobrosa – História e Património”, da autoria do Dr. José Pinto.

No domínio sociocultural, fomentou a criação de diversas actividades no seio da paróquia:

• Jornal de Sobrosa (1996)
  • Escola de Música de Sobrosa (1997)
  • Grupo de Teatro Amador de Sobrosa (1997)
  • Biblioteca (1997)
  • Clínica de Santa Eulália de Sobrosa – Centro Médico (1997)
  • Escola de Karate Shotokan (1999)
  • Aeróbica (1999)
  • Grupo de Bombos “Amigos do Salão Paroquial de Sobrosa” (2001)
  • Museu de Arte Sacra (2002)
  • Agrupamento de Escuteiros (2004)
  • Movisénior
  • Dança Criança

Promoveu a realização de importantes obras no património paroquial, sendo de realçar:

• Remodelação e requalificação do Centro Paroquial
  • Construção do Nicho de Nossa Senhora de Fátima (1999)
  • Reconstrução da Residência Paroquial (2000)
  • Construção da Capela Mortuária e requalificação do Calvário (2010)
  • Diversas obras de melhoramento na Igreja Paroquial, destacando-se o restauro de retábulos e imagens de Arte Sacra

Reconhecendo o trabalho desenvolvido em prol da comunidade de Sobrosa, a Junta de Freguesia de Sobrosa atribuiu ao Reverendo Padre João de Deus Costa Jorge a Medalha de Honra da Freguesia de Sobrosa pelo dinamismo religioso, cultural e social implementado na Paróquia e nos seus movimentos e actividades ao longo de quase dezanove anos, em sessão solene do 3.º aniversário da Vila de Sobrosa, a 6 de Abril de 2014, distinguindo-o como Cidadão Honorário da Vila de Sobrosa.

Faleceu a 11 de Março de 2021.

Vila de Sobrosa © 2018 Todos os Direitos Reservados