.:: Vila de Sobrosa ::.
Sexta-Feira, 03.5.2024
Concluído o processo de legalização de sepulturas

Ficou recentemente concluído o processo de legalização de sepulturas no Cemitério Paroquial de Sobrosa. Isto significa que todas as sepulturas têm a numeração actualizada e proprietários conhecidos.

Iniciado em 2003 pelo anterior Executivo da Junta de Freguesia, este processo foi alvo de grande contestação, não pela sua necessidade mas por motivos bem conhecidos.

Na realidade, se exceptuarmos a ampliação de 1993, a maioria dos proprietários não possuía o respectivo alvará de concessão e, em muitos casos, não houve actualização para os herdeiros desde finais do século XIX.

Com a aplicação de taxas de legalização mais atractivas e, sobretudo, através do diálogo com os interessados, a Junta de Freguesia de Sobrosa conseguiu levar a bom porto este enorme projecto, ao qual se junta a elaboração de um novo Regulamento do Cemitério, aprovado em 2010.

No início de Setembro de 2011, há um total de 414 alvarás emitidos, para mais de 600 proprietários. Todos os dados relativos ao Cemitério estão informatizados, incluindo todos os falecidos desde 1965.

Importa agora criar um mecanismo para que este processo não seja estanque, de modo que, à medida que vão falecendo os titulares do direito ao uso das sepulturas, seja dada continuidade à actualização para os seus herdeiros.

Este é mais um dos motivos de orgulho para a Vila de Sobrosa, que continua a ser pioneira no Cemitério relativamente às freguesias vizinhas, como já vem sendo desde 1870.

Vila de Sobrosa © 2018 Todos os Direitos Reservados