.:: Vila de Sobrosa ::.
Sexta-Feira, 26.4.2024
Espólio documental do Dr. José Pinto doado à Freguesia

A família do Dr. José Pinto, falecido há precisamente um ano, doou à Freguesia de Sobrosa todo o seu espólio documental relacionado com a História da terra.

No passado dia 11 de Janeiro, dezenas de pastas de documentos foram entregues à Junta de Freguesia, conforme decisão dos filhos do ilustre autarca e historiador de Sobrosa.

O acervo é composto por variadíssima informação, relacionada com as casas antigas, personalidades, lugares e com o contexto histórico de Sobrosa.

Toda esta documentação serviu de base à elaboração dos 177 artigos publicados na rubrica "Conheça a sua terra", do Jornal de Sobrosa, que deram origem aos dois volumes do livro "Sobrosa - História e Património", editados em 2007 e 2013.

Neste momento, decorre a fase de preservação, com a remoção de suportes metálicos e controlo da humidade, seguindo-se a catalogação de todo o espólio, que é composto por escrituras e registos diversos, livros, fotografias, entre outros, destacando-se alguns documentos originais.

A Junta de Freguesia agradece à família este gesto que enobrece uma vez mais a riqueza patrimonial de Sobrosa e engrandece a memória de quem tanto pugnou pela defesa da memória colectiva da nossa identidade.

Vila de Sobrosa © 2018 Todos os Direitos Reservados