A Casa do Povo de Vilarandelo, cdpvilarandelo.no.sapo.pt. é a Instituição "ímpar" da Freguesia. Revitalizada na década de sessenta, do século passado, pela mão de José Ribeirinha Machado, acompanhado por um pequeno grupo de homens e mulheres de elevado espírito solidário, é hoje uma IPSS de prestígio, que presta à comunidade relevantes serviços de índole diversa.
Na área Social, que é sem dúvida a “jóia da coroa”, com várias valências, como, Jardim Infantil com creche e pré-escolar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário a Idosos, Centro de Acolhimento Temporário para crianças em risco e, brevemente, Lar de Idosos.
No Desportivo, apoia o Grupo Desportivo que, nesta fase se dedica apenas à prática do Futsal, juvenil e sénior.
No Cultural, com apoios diversos, nomeadamente, à Banda Musical, cuja fundação remonta ao Século XIX; O Rancho Folclórico, fundado em 1966, com participação em diversos festivais realizados de Norte a Sul do País e também no estrangeiro, e organiza anualmente um Festival de Folclore de âmbito Nacional; Publicação de um jornal, O ARAUTO, distribuído gratuitamente pela comunidade residente e emigrantes espalhados pelo mundo, com tiragem de dois em dois meses;
No Entretenimento apoia o Grupo de Carnaval “OS MALTESES” que anualmente organiza o corso carnavalesco, com características regionais deveras interessantes, fruto de uma imaginação poderosa e duma habilidade incontestáveiel, que resulta num brilhantismo exemplar. O melhor Carnaval transmontano.
Mas a dinâmica deste povo está bem patente noutras associações, tais como:
USPRIGUZUS grupo TT - usprigozus.com, que organiza, anualmente, diversos eventos, nomeadamente, o Raid " Rota do Folar" englobado no programa da Feira do Folar, levada a efeito Pela Câmara Munipal de Valpaços, no fim de semana que antecede a Páscoa. Aconselhamos uma visita ao "site" do grupo.
Clube Automóvel de Vilarandelo, de prestigio nacional que, entre outros eventos, organiza com muito sucesso o Rali Rota do Folar, que "corre" por terras do Município de Valpaços.
Clube de tiro, caça e pesca, responsável pela organização, anual, de batida ao javali, na envolvente agrícola da freguesia.
|
|
|
|