|
 |
Barcelos acolheu a apresentação dos Fins de Semana Gastronómicos
Barcelos acolheu esta quarta-feira, 4 de fevereiro, a apresentação da XVII edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal, no Solar de Vila Meã, na freguesia de Silveiros.
O ciclo, que se prolonga até ao final do ano, inclui 33 fins de semana gastronómicos, distribuídos por 69 municípios, 779 restaurantes e 211 receitas de iguarias típicas para todos os momentos de degustação.
Considerado o maior projeto público e privado do país sobre o produto turístico, a gastronomia e os vinhos, envolve municípios, empresas de restauração, alojamentos, adegas e quintas produtoras de vinho, do Minho ao Porto, Douro e Trás-os-Montes.
O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, que fez a abertura oficial da sessão, manifestou o seu agradecimento pela escolha de Barcelos como concelho anfitrião da apresentação da XVII edição dos Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte, sublinhando a importância do evento para a promoção turística e cultural do território. Para o autarca, trata-se de uma oportunidade de promover e divulgar a gastronomia, os vinhos e os produtos endógenos daquela vasta região.
“Barcelos é uma cidade criativa, somos diferenciadores no país. Aliando a gastronomia ao vinho, temos uma oferta variada em termos turísticos. Reunimos todas as condições para que quem nos visita possa desfrutar não só da nossa gastronomia, mas sobretudo do acolhimento das nossas gentes, da riqueza do nosso artesanato e das belíssimas paisagens do nosso centro histórico”, evidenciou Mário Constantino Lopes.
Por seu turno, o presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal iniciou a sua intervenção felicitando Barcelos pelo trabalho desenvolvido na área do turismo. Destacou a dinamização que o concelho tem promovido, não só em Barcelos, mas em toda a região do Minho e do Porto e Norte, evidenciando a sólida parceria com a entidade regional de turismo. Salientou, ainda, as diversas iniciativas que têm sido levadas a cabo além-fronteiras, abrindo mercados internacionais e consolidando a projeção turística do concelho.
Para Luís Pedro Martins, este evento vai muito além da simples apresentação de datas ou ementas. “Trata-se de uma iniciativa que, embora pareça pequena à primeira vista, acende uma luz que, vista à distância, revela o mapa inteiro do turismo na região, evidenciando a sua importância estratégica para a dinamização e promoção do Porto e Norte. Este é o maior projeto público-privado da gastronomia e dos vinhos.”
“Estamos a fazer com que o turista não venha apenas ver o Porto e Norte, mas sentir o Porto e Norte, e parta levando consigo um vínculo, que se traduzirá em recomendação e fidelização”, disse.
Na sessão de apresentação dos Fins de Semana Gastronómicos 2026, marcaram presença 34 municípios, que apresentaram uma mostra de produtos enogastronómicos representativos de cada concelho.
A programação completa e os restaurantes aderentes dos Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte estão disponíveis em www.finsdesemanagastronomicos.pt.
Publicado:
08 de fevereiro de 2026
|
|
Cabeçudos, gigantones, música e DJs animam Carnaval de Barcelos
De 13 a 17 de fevereiro, Barcelos volta a vestir-se de cor, música e boa disposição para celebrar o Carnaval Popular 2026, numa programação que junta tradição, criatividade e muita diversão.
As celebrações arrancam na sexta-feira, dia 13 de fevereiro, às 10h30, com o Desfile de Carnaval das Escolas, que voltará a encher o Centro Histórico de alegria, fantasia e imaginação logo pela manhã, prevendo-se a participação de mais de mil crianças.
No sábado à noite, dia 14 de fevereiro, às 21h00, também no Centro Histórico de Barcelos, a folia ganha forma com a Caminhada dos Foliões, convidando a população a sair à rua e a viver o Carnaval de forma descontraída. A participação é gratuita, mas carece de inscrição através do telefone 253811882 ou do email turismo@cm-barcelos.pt.
O domingo, dia 15 de fevereiro, a partir das 15h00, é dedicado à tradição com o Desfile de Cabeçudos e Gigantones, uma das expressões mais emblemáticas do Carnaval barcelense, que promete arrancar sorrisos e aplausos no Centro Histórico.
A segunda-feira, dia 16 de fevereiro, marca um dos momentos altos da programação, com uma noite que se prolonga pela madrugada. O público poderá assistir ao Concerto de Carnaval com os Toka & Dança, às 22h00, seguido do sempre aguardado Concurso de Máscaras, às 23h00, onde a criatividade e a irreverência sobem ao palco. Os interessados em participar no concurso de máscaras podem inscrever-se pelo telefone 253 811 882 ou do email turismo@cm-barcelos.pt. A animação continua à meia-noite com a Noite de DJs, protagonizada por DJ John Diaz e MC Miguel Teixeira (Rádio Nove3Cinco), no Largo da Porta Nova, reforçando a vertente mais moderna e festiva do Carnaval Popular de Barcelos.
O ponto alto acontece na terça-feira, dia 17 de fevereiro, a partir das 15h00, com o Desfile de Carnaval Popular, que percorre as ruas da cidade a partir da Avenida João Duarte. O corso conta com a participação de 30 associações, três dezenas de carros alegóricos e milhares de figurantes vestidos a preceito, preenchendo de cor, alegria e boa disposição as ruas da cidade de Barcelos. A despedida faz-se em festa com o Baile de Carnaval com Tiago Maroto, na Avenida da Liberdade, às 17h00.
O Carnaval Popular de Barcelos afirma-se, assim, como um evento aberto a todos, onde a tradição convive com a modernidade e onde a irreverência é celebrada como parte essencial da identidade carnavalesca.
Barcelos convida a sair à rua, vestir a fantasia e a celebrar o Carnaval.
Publicado:
08 de fevereiro de 2026
|
|
Novo hospital de Barcelos “é para avançar”, garante ministra da
“É para avançar, avançar, avançar”. Foi desta forma que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, garantiu hoje à imprensa que a construção do novo hospital de Barcelos vai mesmo ser uma realidade. A governante falava durante uma visita à Unidade Local de Saúde Barcelos /Esposende.
Ana Paula Martins garantiu que “há uma orientação muito clara do primeiro-ministro e do Governo de Portugal no sentido de que esta obra avance o mais rapidamente possível, é um compromisso nosso”.
“O ano 2026 é verdadeiramente determinante para que o Hospital de Barcelos/Esposende inicie o seu trajeto no sentido de ser uma realidade nos próximos anos”, acrescentou.
Na visita à Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende, Ana Paula Martins esteve acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, tendo sido assinalada a entrega de cinco viaturas elétricas às equipas assistenciais com atividade no domicílio, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As viaturas destinam-se à Equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária, à Equipa de Telemonitorização do Doente Crónico Complexo e à Equipa do Serviço Integrado de Cuidados Paliativos, contribuindo para o reforço dos cuidados de proximidade e para uma mobilidade mais sustentável.
Seguiu-se a visita ao Serviço de Urgência Básica (SUB), nas áreas de Adultos e Pediátrica, durante a qual foi inaugurada a sala de radiologia digital avançada, com o descerramento da placa alusiva à modernização do espaço e à instalação do novo equipamento de Raio X, igualmente financiado pelo PRR.
Os investimentos realizados no âmbito do projeto de modernização e renovação de áreas hospitalares e equipamentos representam um investimento global de 1.824.000 euros, financiado pelo PRR, e visam requalificar as instalações, melhorando as condições de acessibilidade, conforto, qualidade e segurança para utentes e profissionais.
O programa incluiu ainda uma reunião de trabalho dedicada ao plano de contingência para a resposta sazonal em saúde — módulo de inverno — e à apresentação dos principais projetos estratégicos da ULS de Barcelos/Esposende, momento em que a ministra da Saúde salientou que “a construção do novo Hospital de Barcelos insere-se igualmente nesta estratégia, constituindo um projeto estruturante para o reforço da capacidade hospitalar da região e para a melhoria da resposta às necessidades de saúde da população”.
Além de Mário Constantino Lopes, acompanharam a visita o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Carlos Silva, o presidente do Conselho de Administração, Tiago Gonçalves, o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, entre outras individualidades.
Publicado:
08 de fevereiro de 2026
|
|
Balcão Único da Câmara Municipal com uniforme
O serviço de Atendimento ao Munícipe – Balcão Único do Município de Barcelos mantém, em 2026, o Selo de “Atendimento de Excelência”, depois de ter obtido igual distinção no ano passado.
Nesse sentido, e dando mais um passo na transformação qualitativa ao nível do atendimento e da imagem do serviço prestado, apresenta mais uma inovação, desta vez, através da implementação de uniforme para as suas colaboradoras.
A partir de hoje, quem visitar o serviço do atendimento da Câmara Municipal vai encontrá-lo mais azul, promovendo a imagem institucional da Autarquia.
Publicado:
08 de fevereiro de 2026
|
|
Conselho Municipal da Juventude inicia novo ciclo de trabalho
O Conselho Municipal da Juventude (CMJ) de Barcelos realizou, esta semana, a sua primeira reunião, marcando o início de um novo ciclo de trabalho e planeamento das políticas municipais dirigidas aos jovens. A sessão, realizada na Casa da Juventude, contou com a presença do presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino Lopes, e do vereador da Juventude, Carlos Eduardo Reis, que sublinharam o compromisso do Executivo com a participação juvenil e o diálogo institucional.
Mário Constantino Lopes sublinhou “a importância do Conselho Municipal da Juventude enquanto ponto de auscultação dos jovens”, evidenciando o desejo de que este órgão seja “uma casa para todos os jovens da cidade, onde se sintam acolhidos, respeitados e envolvidos nos processos de decisão”.
Por seu turno, Carlos Eduardo Reis desafiou as associações presentes a participar, colmatando aqueles que considerem ser os espaços para preencher, com novas atividades e desafios ao Município.
Da ordem de trabalhos da sessão, constou a tomada de posse dos novos membros do órgão: Juventude Socialista, Núcleo de Barcelos CNE, a Associação Académica do IPCA (AAIPCA), a Tuna Académica do IPCA (TAIPCA), a Tuna Mista do IPCA (TMIPCA), a AE Viatodos e o Colégio La Salle. Seguiu-se a eleição dos secretários da Mesa para o ano de 2026, tendo sido designados Luís Carlos Sousa, vice-presidente da JSD, e Ana Beatriz Vale, secretária da direção da Associação Académica do IPCA.
Durante a reunião, foi ainda apresentado e apreciado o relatório de atividades referente ao ano de 2025, assim como o plano de atividades e o orçamento para 2026, documentos que definem as linhas estratégicas e as prioridades de atuação do Conselho para o próximo ano.
Os conselheiros receberam, igualmente, informação sobre a realização do 2.º Fórum da Juventude, iniciativa que pretende reforçar a participação cívica dos jovens e promover o debate sobre temas relevantes para a juventude do concelho.
O Conselho Municipal da Juventude reafirma, desta forma, o seu papel enquanto órgão consultivo fundamental na promoção da participação, representatividade e envolvimento ativo dos jovens na vida pública municipal.
Durante a sessão, vários jovens intervieram colocando questões acerca do plano de atividades e manifestando as suas expectativas para o futuro das políticas de juventude no Município de Barcelos, em áreas como a habitação, educação, entre outros.
Composição do CMJ Barcelos
O Conselho Municipal de Juventude é presidido pelo presidente da Câmara de Barcelos, e composto por um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores representados nesta.
Dele também fazem parte um representante do Município de Barcelos no Conselho Regional de Juventude, um representante de cada associação juvenil com sede no concelho de Barcelos e inscrita no Registo Nacional de Associações Jovens (RNAJ), um representante de cada associação de estudantes do ensino básico e secundário com sede no concelho e um representante de cada associação de estudantes do ensino superior.
Além destes, o órgão integra um representante de cada federação de estudantes inscrita no RNAJ, cujo âmbito geográfico de atuação se circunscreva à área do concelho ou nas quais as associações de estudantes com sede no concelho representem mais de 50% dos associados, um representante de cada organização de juventude partidária com representação nos órgãos do Município de Barcelos ou na Assembleia da República, um representante de cada associação jovem e equiparadas a associações juvenis. Têm, ainda, representação os partidos ou grupos de cidadãos eleitores presentes na Assembleia Municipal de Barcelos, que indicam um eleito com idade inferior a 35 anos.
Publicado:
08 de fevereiro de 2026
|
|
Mário Constantino sensibiliza ministra da Coesão para obras estruturantes em Barcelos
Publicado:
13 de outubro de 2022
|
|
https://www.cm-barcelos.pt/2022/10/construcao-dos-campos-de-treino-do-complexo-desportivo-de-barcelos-vai-arrancar/
Publicado:
13 de outubro de 2022
|
|
Câmara atribui 2,7 milhões de euros freguesias para o programa “Novos Caminhos”
Publicado:
13 de outubro de 2022
|
| Ver todas as Notícas » |
|
|
|