|
 |
Município promove ciclo de concertos de Natal e cantares dos Reis
Publicado:
22 de Dezembro de 2020
|
|
Barcelos celebra o Natal com diversas iniciativas
Barcelos vestiu-se de luz e de cor para celebrar o Natal. Com a ligação da iluminação decorativa, no dia 20 de novembro, as ruas da cidade ganharam atratividade e animação para a animação do comércio local, como contraponto às restrições impostas pela pandemia. Até 6 de janeiro, a magia e o espírito de Natal permanecerá nas ruas da cidade, proporcionando a todos os que a visitam reviver as melhores tradições natalícias através do programa especialmente criado para esta ocasião. Já este fim de semana tem lugar o concurso Barcelos Doce. Durante a manhã de sábado, dia 5, no Posto de Turismo, 12 pastelarias e padarias do concelho, que participam neste concurso, mostram a doçaria típica da época de Natal, como o bolo-rei, o pão de ló e o tronco de Natal, confecionados de acordo com as tradições gastronómicas da região. Nos dias 5,6,8,12,13,20,23 e 24 de dezembro haverá animação de rua e, no que diz respeito às exposições, está patente, na Torre Medieval e no Posto de Turismo a exposição “O Presépio, Uma Tradição, Várias Interpretações”, que mostra a riqueza do artesanato local, não só na produção de figurado de barro, mas também nos trabalhos em madeira e ferro, com mais de 200 criações. Por sua vez, o Museu de Olaria expõe o trabalho de Isabel Machado, numa mostra individual intitulada “A Magia do Natal”. Paralelamente à exposição na Torre Medieval e no Posto de Turismo, realizam-se, de 3 a 19 de dezembro, vários workshops criativos de presépios com artesãos do concelho, onde os participantes podem descobrir ou redescobrir a criatividade, através da criação do seu próprio presépio de Natal. Além disso, entre 9 de dezembro e 6 de janeiro, a cerâmica e a olaria tradicionais, bem como outros produtos locais, estarão expostos num Mercado de Natal, que se realizará na Avenida da Liberdade, às segundas, terças, quartas e sextas-feiras , das 13h às 18h, às quintas, das 10h às 18h e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Mas este Natal trouxe ainda uma outra novidade: um balão luminoso, instalado no Largo da Porta Nova, com o lettering com o nome da cidade e onde as pessoas podem entrar e fazer um registo fotográfico. No dia 12 de dezembro decorre mais uma iniciativa do programa Caminhar para Conhecer Barcelos, desta vez “Nos Trilhos da Vinha e do Vinho”, com início na freguesia de Fonte Coberta e fim na freguesia de Moure. Este é o último percurso de 2020 e tem como objetivo visitar as vinhas e onde os participantes poderão atualizar as suas informações sobre vinhos de Barcelos e a colheita de 2020. A participação está sujeita a inscrição prévia através do e-mail turismo@cm-barcelos.pt Os mais novos podem, ainda, divertir-se nas Férias de Natal promovidas pelo Município, com diversas atividades de natureza lúdica na Casa da Juventude, Theatro Gil Vicente, Museu de Olaria, Galeria Municipal de Arte, Biblioteca Municipal e Férias Desportivas, no Pavilhão Municipal de Barcelos.
Publicado:
22 de Dezembro de 2020
|
|
Orçamento para 2021 ascende a 84,6 milhões de euros
A Câmara Municipal de Barcelos deliberou, em reunião extraordinária realizada no dia 2 de dezembro, remeter à Assembleia Municipal, para aprovação, as Opções do Plano e Orçamento para 2021. O valor do Orçamento é o maior de sempre: 84,6 milhões de euros, o que representa um aumento de 14 milhões de euros face ao ano de 2020. O aumento é justificado, sobretudo, pela transferência de verbas referente à delegação de competências no âmbito da Educação, ao aumento de transferência de verbas do Orçamento de Estado e às candidaturas a fundos comunitários. O documento das Opções do Plano e Orçamento prevê 69,5 milhões de euros de receita corrente e 15,0 milhões de euros de receita de capital; do lado da despesa, está prevista uma despesa corrente de 47,2 milhões de euros e uma despesa de capital de 37,3 milhões de euros. Apesar das transferências diretas do Estado para o Município de Barcelos terem um aumento de cerca de oito por cento face a 2020, este pode não ser suficiente para aguentar a expectável perda de receitas próprias, motivada pela recessão da economia provocada pela pandemia do Covid 19, em áreas tão importantes como a Derrama o IMT ou, ainda, a diminuição das receitas dos licenciamentos. Para além da assumpção dos compromissos em matéria de competências descentralizadas na Educação, destacam-se, nas Opções do Plano, os investimentos em curso nas áreas da mobilidade, da regeneração urbana e das estruturas de âmbito educativo, cultural, social e da saúde, bem como um vasto conjunto de projetos a iniciar durante o ano de 2021 e que incluem uma forte comparticipação de fundos comunitários. De igual modo, mantêm-se os investimentos nas freguesias, através da transferência de verbas em montante igual ao que estaria previsto no contrato de cooperação com as freguesias para o ano de 2021, ou seja, mais de 5,9 milhões de euros. Num ano que ainda se espera atípico em todas as áreas, serão mantidos e reforçados os apoios às pessoas em situação de maior carência económica e social (como a habitação e a ação social escolar), bem como às instituições públicas e privadas que estão na linha da frente do combate à pandemia. Ao mesmo tempo que está preparada para acudir a qualquer situação de emergência, com esta proposta de Orçamento a Câmara Municipal fica munida dos instrumentos financeiros necessários aos investimentos planeados (quer os que integram os programas comunitários, quer os que se mostram prioritários no território do concelho e em parceria com as freguesias), aos apoios sociais e culturais e aos investimentos ligados à descentralização de competências na área da Educação, mantendo, assim, os objetivos de desenvolvimento traçados e assumidos com os barcelenses para o mandato que termina em 2021.
Publicado:
22 de Dezembro de 2020
|
|
Património de Barcelos ao longo do Caminho de Santiago em guia do Eixo Atlântico
Publicado:
22 de Dezembro de 2020
|
|
Município vai adquirir terrenos para expansão do Campus do IPCA
Publicado:
22 de Dezembro de 2020
|
|
Theatro Gil Vicente inicia 2021 com programação especial
O Theatro Gil Vicente arranca o ano de 2021 com uma programação especial, tendo como destaques, durante o mês de janeiro, o espetáculo de TIM, o vocalista dos Xutos e Pontapés que, no dia 29, às 20h30, apresenta o seu novo projeto musical “20-20-20” e a peça de teatro “Casal da Treta” com Ana Bola e José Pedro Gomes, no dia 22, às 20h30. A agenda de espetáculos para o primeiro mês do ano inicia com o tradicional “Concerto de Ano Novo”, pelo Coro de Câmara de Barcelos, no dia 2, às 11h00. No dia 8, às 20h30, é a vez das boas-vindas a 2021 com o Grupo de Câmara da Banda Musical de Oliveira, espetáculos que prometem proporcionar ao público um momento festivo com muita música e harmonia. A música continua no dia 15, às 20h30, com João Pedro Brandão que apresenta o álbum “Trama no Navio”, concerto que se insere no Ciclo Jazz ao Largo. A programação de janeiro do Theatro Gil Vicente também contempla oficinas de teatro com sombra, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, no dia 9, às 10h30. Os mais novos começam o ano no reino da fantasia com a peça “Capucha Vermelha”, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, no dia 10, às 11h00; a Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos apresenta a peça “Pinóquio”, no dia 17, às 11h00. As peças de teatro inserem-se na rubrica “Em família no TGV”. A CTB- Companhia de Teatro de Braga leva à cena a peça de teatro “Amor de Perdição” exclusiva para as escolas do concelho, no âmbito do serviço educativo, no dia 20, com duas sessões: 10h30 e 14h30. O Cineclube Zoom leva ao Theatro Gil Vicente dois filmes: “Os conselhos da noite”, de José Oliveira, no dia 12, às 20h00; e “Guerra”, de José Oliveira e Marta Ramos, no dia 26, às 20h00. O bilhete para as sessões de cinema têm um custo de 3,5 euros para o público em geral. Parte integrante da programação do Theatro Gil Vicente, o programa musical triciclo está de regresso com concertos noutros locais: dia 8, às 20h30, Marinho atua no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, no dia 22, às 20h30, o duo eletrónico composto por Pedro Chau e Pedro Oliveira apresentam Ghost Hunt, na Sala Multimédia do Museu de Olaria. Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) , telefone (253 809 694) ou em gilvicente.bol.pt.
Publicado:
22 de Dezembro de 2020
|
|
Presidenciais 2021
Publicado:
22 de Dezembro de 2020
|
|
Câmara Municipal garante serviço público de transporte
A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião ordinária de 18 de dezembro, a atribuição de uma compensação a cada um os operadores de transporte público rodoviário, pelo cumprimento das obrigações de serviço público entre 17 de setembro e 17 de dezembro de 2020. O valor da compensação, caso tenha lugar, será apurado mediante as receitas efetivas do transporte de alunos e do público em geral face ao custo de exploração calculado com base nos dados das operadoras. Ainda na área dos transportes públicos, o executivo municipal ratificou a imposição de serviços essenciais de transporte público entre 18 de dezembro de 2020 e 30 de junho de 2021. O recurso a este mecanismo tem na sua base a situação destes transportes no âmbito da pandemia do Covid 19, no sentido de assegurar que as restrições e as condicionantes do transporte público não põem em causa o serviço público essencial, como o transporte escolar. A evolução da situação epidemiológica não permitiu, ainda, um funcionamento normal dos transportes públicos em Barcelos, pelo que se mostrou necessário manter a imposição de serviços essenciais de transporte até final do presente ano letivo, podendo ser prorrogado. Este mecanismo será revisto mensalmente em função da evolução da pandemia, podendo o mesmo ser alterado. Ainda na mesma reunião, o executivo municipal aprovou a redução do horário de realização das feiras semanais de 24 e 31 de dezembro para as 13h00, por sugestão da Associação de Feirantes do Distrito do Porto, Douro e Minho. Entre as restantes propostas, destacam-se as seguintes aprovações: a atribuição de um subsídio no valor de 50.000,00€ à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, destinado a comparticipar nas despesas de construção da camarata feminina; a a atribuição de um subsídio no valor de 18.000,00€ à Associação Académica do IPCA, destinado a comparticipar nas despesas de realização da “Queima do Galo 2019”; a atribuição de um subsídio no valor de 2.115,00€ à Associação Burgo Divertido, destinado a comparticipar nas despesas da renda e condomínio da sua sede; um aditamento ao contrato programa de desenvolvimento desportivo com a Associação Clube Moto Galos, que inclui uma comparticipação financeira do Município no valor de 6.000,00€; a atribuição de uma comparticipação financeira ao IPCA, no valor de 1.000,00€, destinado a premiar os melhores estudantes dos cursos deste Instituto; o apoio à renda de 12 agregados familiares; a submissão à Assembleia Municipal da aplicação do percentual 0,25% relativo à Taxa Municipal de Direitos de Passagem, para vigorar em 2021; o recrutamento, por tempo indeterminado, de cinco assistentes técnicos para exercer funções no Departamento de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, e de oito assistentes operacionais para o Núcleo de Desporto e Juventude.
Publicado:
22 de Dezembro de 2020
|
Ver todas as Notícas » |
|
|
|