.:: Freguesia de Balugães ::.
Brasao_Cabecalho
Quinta-Feira, 28.3.2024

Recenseamento
Dia da Defesa Nacional
Mário Constantino sensibiliza ministra da Coesão para obras estruturantes em Barcelos

Publicado: 2022-10-13
Câmara atribui 2,7 milhões de euros freguesias para o programa “Novos Caminhos”

Município de Barcelos comemora Dia Nacional do Peregrino
O Município de Barcelos assinala amanhã, dia 14 de outubro, o Dia Nacional do Peregrino, promovendo iniciativas alusivas ao Caminho Português de Santiago, numa ação conjunta com a Casa da Recoleta – Albergue Municipal de Peregrinos de Barcelos, a União de Freguesias de Campo e Tamel S. Fins e a Associação Sobram Sonhos.
O programa inicia às 21h00, na Junta de Freguesia de Tamel S. Fins, com a criação audiovisual “Peregrinatio Perpetua – um contínuo devir de transformação” de Frederico Dinis, inspirada nas etapas de Barcelos do Caminho Português de Santiago, cuja memória patenteia a vocação jacobeia desta região e nos transporta para novas dimensões deste território, com recurso à exploração dos seus aspetos sonoros e visuais.
“Peregrinatio perpetua [um contínuo devir de transformação]” tem como principal foco a experiência do caminhar enquanto movimento perpétuo e eixo central de leitura e conhecimento de um território e da sua identidade, e também o caminhar enquanto instrumento que, pela sua intrínseca característica de simultânea leitura e escrita dos lugares, se presta a escutar e a interagir na variabilidade desses lugares, intervindo no seu contínuo devir com uma ação, no aqui e agora, de transformação.
A noite termina com uma Queimada Galega que proporcionará momentos de confraternização, reflexão, partilha e amizade entre peregrinos.
O Dia Nacional do Peregrino é uma data comemorativa da República Portuguesa, instituída pela Assembleia da República em 2014, para comemorar o Dia do Peregrino a 13 de outubro, data em que se assinala a última aparição de Nossa Senhora de Fátima.
Frederico Dinis
“Doutorando em Estudos Artísticos (2020), especialidade de Estudos Teatrais e Performativos, na Universidade de Coimbra, com enquadramento na área da Performance Audiovisual, desenvolvida numa abordagem practice-as-research. Licenciado em Engenharia Informática (2003), pela Universidade de Coimbra.
Investigador do CEIS20, membro da EASTAP – European Association for the Study of Theatre and Performance (Paris, FR), membro do Ob.EMMA – Observatory of Electronic Music and Media Art do CITCEM, e Expert do projeto Capacity Building for European Capitals of Culture promovido pela European Association for Information on Local Development e pela Comissão Europeia.
Autor de diversos artigos científicos e capítulos de livros sobre temáticas ligadas aos estudos teatrais e performativos, à abordagem practice-as-research, aos estudos de memória, aos estudos artísticos e culturais, à sociologia das artes, à arte e tecnologia, às media arts e aos estudos musicais. Paralelamente, desenvolve a sua atividade como compositor intermédia e performer audiovisual e o seu trabalho tem sido abraçado por museus, salas de concerto, espaços públicos e eventos em Portugal, Áustria, Espanha, Finlândia, Brasil e Coreia do Sul”.

Vindima EB1 2022
Os alunos do JI e Eb1 de Balugães realizaram uma vindima tradicional.
Manter as tradições e levar os mais novos a participar é algo que deve ser transmitido ás futuras gerações.

Desfolhada Tradicional 2022
No passado dia 1 de Outubro realizou-se a maior desfolhada do concelho de Barcelos.
Milhares de pessoas juntaram-se para reviver esta tradição.

Câmara de Barcelos baixa impostos e abdica de 3 milhões de euros

Publicado: 2021-12-21
O Executivo Municipal reunido, hoje, deliberou o seguinte:

COMUNICADO

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, testou positivo à Covid 19, mas está assintomático e encontra-se bem de saúde.

O Presidente durante o período de confinamento vai exercer as suas funções a partir de casa e nas cerimónias oficiais será substituído pelo Vice-Presidente, Domingos Pereira.

O presidente do Município deseja a todos os Barcelenses Feliz Natal e próspero Ano Novo.

Barcelos, 17/12/2021

Centro de Vacinação com fim de semana só para crianças dos 10 e 11 anos

IPCA assinala 27 anos de existência

Publicado: 2021-12-21
No dia 30 de novembro de 2021, comemora-se o Dia Internacional da Cidade Educadora que este ano tem como tema “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”. Barcelos, como Cidade Educadora, associa-se às comemorações e convida todos os Barcelenses e amigos de Barcelos a dizerem “O que não pode ser deixado para trás, em Barcelos”. A sua opinião é muito importante para nós! O que não pode ser deixado para trás, em Barcelos?

seguinte > fim >|
Município de Barcelos comemora Dia Nacional do Peregrino