.:: União das freguesias de Apúlia e Fão ::.
Quarta-Feira, 01.5.2024

Recenseamento
Inauguração do Centro Escolar de Fão
Inauguração do Centro Escolar de Fão A obra orçou em cerca de 1,6 milhões de euros, 350 mil dos quais comparticipados pela Câmara Municipal, a que acrescem os 360 mil da aquisição dos terrenos, um forte investimento, apontou João Cepa, notando, contudo, que se tende a confundir excelência de educação com excelência de equipamentos, quando "o motor" da escola é a comunidade educativa e os agentes educativos.

O Presidente da Câmara aproveitou a oportunidade para referir que, apesar das dificuldades económico–financeiras o equipamento que foi inaugurado já está totalmente pago, acolhendo, de imediato, aplausos da vasta plateia.

O Autarca aproveitou a presença do Director–Adjunto da Direcção Regional da Educação do Norte (DREN) para referir que a Câmara Municipal de Esposende continua empenhada e disponível para avançar com projectos idênticos noutras freguesias do concelho, onde se justifiquem tais equipamentos, apelando a Aristides Sousa para que interceda junto do Ministério da Educação para facilitar o acesso a fundos comunitários.

Aos que vão usufruir do Centro Escolar apelou para que preservem e estimem o equipamento, já que de futuro os recursos financeiros para a manutenção serão reduzidos.

O Director–Adjunto da DREN felicitou a Câmara Municipal pelos investimentos efectuados no plano da educação, aludindo à construção do Centro Escolar de Esposende e ao lançamento da primeira pedra do Centro Escolar de Forjães, dizendo que "os vossos autarcas têm sabido o que é prioritário no concelho".

Afirmando que "a educação é um trabalho contínuo e continuado", Aristides Sousa referiu que depois de criadas as condições físicas para um ensino de qualidade "mais difícil é manter um trabalho de excelência". Apelou por isso ao envolvimento de todos "para o melhor futuro destas crianças".

Em representação do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, o Director Albino Casado Neiva falou da qualidade da educação e do projecto pedagógico do Agrupamento, vincando a importância do envolvimento da família na escola. Agradeceu o empenho do Presidente da Câmara Municipal na requalificação dos esquipamentos escolares do concelho, apontando as "excelentes condições de trabalho e de conforto" do Centro Escolar de Fão.

O Presidente da Junta de Freguesia de Fão, Luís Peixoto, manifestou satisfação pela concretização da obra e considerou que "vale a pena o esforço de se deslocarem para uma zona aparentemente menos urbanizada, pois para além de passarem a usufruir de condições claramente melhores dos que as possuem actualmente, o próprio contacto com a natureza, no seu estado mais puro e saudável, é enriquecedor".
Praias Apúlia e Fão com Bandeira Azul
Apúlia e Fão na "Evasões"
Apúlia e Fão na
Junta de Freguesia de União das freguesias de Apúlia e Fão © 2010 Todos os Direitos Reservados