.:: União das freguesias de Apúlia e Fão ::.
Terça-Feira, 14.5.2024

Recenseamento
Homenagem ao Ex-Combatente
No passado dia 10 de Junho, Dia de Portugal, a Junta de Freguesia de Fão levou a cabo, uma vez mais, as Cerimónias de Homenagem ao Ex-Combatente da Guerra do Ultramar. Este ano passaram 50 anos desde que começou a mobilização de soldados portugueses para a Guerra no Ultramar. A concentração dos ex-combatentes ocorreu pelas dez horas e trinta minutos na Alameda do S. B. Jesus de Fão, pois para as onze horas estava marcada a missa em memória e honra destes valorosos soldados. Presidida pela Sr. Padre Gaio, ultimo Capelão das Forças Armadas Portuguesas a abandonar o ultramar, a cerimónia religiosa teve momentos de extrema solenidade, sentimentalismo e emoção. Nas palavras do Padre Gaio sentiu-se uma forte mensagem de coragem para os tempos complicados economicamente que atravessamos, coragem semelhante à que os nossos soldados tiveram quando foram obrigados a mobilizarem-se para combate nas províncias ultramarinas. O Coro, composto por esposas de ex-combatentes, acrescentou à solene cerimónia a musicalidade composta por letras que se focalizaram no Combatente e também na Vila de Fão. À decoração do Igreja, cuidada para o efeito com cravos vermelhos e conjuntos de verdes, juntou-se a cor das boinas Verdes e Vermelhas de Pára-quedistas e Comandos assim como dos estandartes representativos de batalhões e companhias que também se fizeram representar.
No final da missa os Pára-quedistas cantaram o seu hino cuja letra e sonoridades originaram momentos de alguma emoção. O grito de guerra “Mama Sumae” por parte dos Comandos encerrou a missa.
Na romagem ao Cemitério da Vila de Fão o cortejo encimado pelos porta-estandartes percorreu todo o perímetro interior do cemitério até à concentração junto à Capela da Boa-Morte onde o Sr. Padre Gaio teceu palavras alusivas ao momento, antes de se depositar a coroa de flores junto à placa, comemorativa das cerimónias de 2010, com que a Junta de Freguesia resolveu perpetuar estas celebrações.
Terminada a romagem, os ex-combatentes, familiares e convidados deslocaram-se a pé pelas ruas centrais de Fão em direcção ao edifício da Junta de Freguesia onde os aguardava uma composta mesa de 150 lugares que foram integralmente ocupados. A feijoada confeccionada pelos Restaurantes Três-Arcos, Cantinho dos Lírios e Café-Sport foi o prato central. A sobremesa foi composta pelos doces típicos de Fão, Clarinhas e Travesseiros e ainda por bolos caseiros confeccionados e oferecidos pelas esposas dos ex-combatentes.
Durante toda a tarde entre guitarradas, modinhas, e histórias de guerra os ex-combatentes sentiram-se merecidamente homenageados e recordados, tendo todos posado para a posteridade numa fotografia de conjunto.
Numa alusão aos 50 anos já passados desde o inicio da incorporação a Junta de Freguesia de Fão decidiu passar a entregar durante estas cerimónias uma simbólica recordação aos ex-combatentes que cumpram 50 anos desde que foram incorporados. Este ano apenas um estava nestas condições, o Sr Ramiro Cruz que cumpriu serviço militar em Angola.
Esta merecida homenagem a que os ex-combatentes tiveram direito terá continuidade no próximo ano, na mesma data. Os que nela já participaram prometem revivê-la e de certeza que outros à mesma se juntarão.
A Junta de Freguesia de Fão propôs que para o próximo ano todos fizessem por trazer a sua boina, Castanha, Azul, Vermelha ou Negra.
Praias Apúlia e Fão com Bandeira Azul
Apúlia e Fão na "Evasões"
Apúlia e Fão na
Junta de Freguesia de União das freguesias de Apúlia e Fão © 2010 Todos os Direitos Reservados