.:: União das freguesias de Apúlia e Fão ::.
Sexta-Feira, 26.4.2024

Recenseamento
Conselho Consultivo Governação Integrada politicas longevidade
Conselho Consultivo  Governação Integrada politicas longevidade O Presidente da Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão, Valdemar Faria, participou hoje na constituição do Conselho Consultivo para a Governação Integrada das Políticas de Longevidade, em sessão realizada no Forum Rodrigues Sampaio.

Com a instalação deste órgão, deu-se mais um passo para a implementação do Fórum para a Promoção da Longevidade, de acordo com proposta aprovada em sede do Conselho Local de Ação Social de Esposende e, posteriormente, pelo executivo da Câmara Municipal.

As alterações demográficas decorrentes do aumento da esperança média de vida colocam os mais diversos desafios à humanidade e, por conseguinte, aos municípios e Juntas de Freguesias, face a esta nova realidade que é o aumento do índice de envelhecimento.
A existência deste Conselho enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Integram o Conselho Consultivo representantes de diversas entidades, nomeadamente da ACES Cávado III - Barcelos/Esposende, da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), da Associação Cultural Recreativa Amiga dos Idosos de Esposende (ACRAIE), da empresa municipal Esposende 2000, da Guarda Nacional Republicana (GNR), de Instituições Particulares de Solidariedade Social com respostas dirigidas às pessoas mais velhas, das Juntas de Freguesia, incluindo a União de Freguesias de Apúlia e Fão, da Universidade Autodidata de Esposende e do Município de Esposende. Estas entidades formalizaram a integração neste órgão através da assinatura da Carta de Compromisso.
Praias Apúlia e Fão com Bandeira Azul
Apúlia e Fão na "Evasões"
Apúlia e Fão na
Junta de Freguesia de União das freguesias de Apúlia e Fão © 2010 Todos os Direitos Reservados