Nespereira arrancada de verde e frutada de ouro - A escolha deste simbolo (árvore de fruto) vem justificar a designação desta freguesia. Em simultâneo, poderá representar a energia e o poder das suas gentes.
Roda Dentada de Prata - a roda dentada é o elemento representativo da indústria. Nespereira tem assistido a um notório desenvolvimento económico e demográfico, tendo como principal suporte o setor indústrial, com particularidade atenção para os ramos: têxtil e da marcenaria.
Tinteiro de Prata com Pena de Ouro - simboliza a ligação desta freguesia vimaranense à memória do escritor Raúl Brandão.
Raúl Brandão, prosador e poeta, apesar de nascido na Foz do Douro (12/03/1867), esteve sempre muito ligado ao concelho de Guimarães, mais propriamente à freguesia de Nespereira.
Homem simples, mas com facetas inesperadas, frequentou no Porto o Curso Superior de Letras, dedicou-se muito novo ao jornalismo, que lhe proporcionou um posto de observação da actualidade política e social, bases das suas reflexões folosóficas sobre as questões morais palpitantes. No recolhimento campestre da sua Casa do Alto, na freguesia de Nespereira, povoado de gratas reminiscências da infância e de saudades dos mortos queridos, alternou os períodos febris de composição literária com as dedativas ocupações de pequeno proprietário agrícola.